Mudanças entre as edições de "Hackerspace Design Patterns"
m (→O padrão U23) |
|||
Linha 229: | Linha 229: | ||
*Implementação |
*Implementação |
||
− | Tenha sempre uma grade de atividades atualizada, mas principalmente tenha uma forma de notificar que o hackerspace está aberto, alguns utilizam um canal do IRC, outros empregam apps mobile |
+ | Tenha sempre uma grade de atividades atualizada, mas principalmente tenha uma forma de notificar que o hackerspace está aberto, alguns utilizam um canal do IRC, outros empregam apps mobile. |
+ | |||
+ | O Garoa criou o projeto [[Notificador de presença]], que pode ser copiado e implementado por qualquer um. Como desafio você pode criar o seu, mas reinventar a roda as vezes pode levar mais tempo do que você realmente dispõe. |
||
=== O padrão do Club Mate === |
=== O padrão do Club Mate === |
Edição das 08h50min de 29 de outubro de 2014
Para a Construção e Manutenção de um Hackerspace
Esse texto é uma adaptação da tradução feito pelo grupo MUSA dos Hackerspace Design Patterns hospedado no Hackerspaces.org que foi inicialmente desenvolvido pelo CCC. Nesta versão as adaptações são muito sutis e levamos em consideração experiências adquiridas nos processos de idealização, nucleação, fundação e gestão do Garoa Hacker Clube.
Padrões de Sustentabilidade
O padrão da Infra-estrutura
- Problema
Você tem o problema da galinha e do ovo: O que vem primeiro? Infra-estrutura ou projetos?
- Implementação
Faça tudo orientado para infra-estrutura. Salas, energia, servidores, conectividade, e outras instalações vem primeiro. Uma vez tendo isso, as pessoas irão aparecer com projetos incríveis que não foram pensados na primeira vez.
O padrão de Grace Hopper
- Problema
É o momento certo para iniciar um Hackerspace? Devemos esperar? Estamos pensando em todos os problemas que possamos enfrentar?
- Implementação
Claro que é o momento! É sempre mais fácil pedir perdão do que é para conseguir permissão! É importante começar. Muitos problemas que foram pensados anteriormente irão desaparecer assim que se iniciar! Na dúvida, faça!
O padrão da comunidade
- Problema
Como seu grupo deve comunicar?
- Implementação
Somos Hackers, sabemos como fazer. Pare de reclamar e inicie uma mailing list, um wiki, e um canal IRC. Será preciso todos os três. Pense sobre uma plataforma de discussão, local para guardar a documentação e comunicação em tempo real.
O padrão da massa crítica
- Problema
Se pretende criar um hacker space sozinho. Você falhará!
- Implementação
A regra de ouro é 2 + 2. Será preciso uma parceria para obter o ponta-pé inicial da ideia. Será preciso mais duas pessoas para realizar o trabalho finalizado. NÃO INICIE SE NÃO TIVER PELO MENOS 4 PESSOAS. A partir daqui será mais fácil recrutar pessoas. Almeje pelo menos 10 pessoas para começar.
O padrão de personalidades fortes
- Problema
Nada está sendo feito. Todos querem o hackerspace, mas ninguém se mexe.
- Implementação
Procure por membros com personalidades fortes para o grupo original. Será preciso pessoas com experiências para construir estruturas.
O padrão de Independencia
O padrão do proprietário do espaço e dos vizinhos
- Problema
Achou o perfeito espaço hacker, mas o proprietário parece estar desconfiado. E também, os vizinhos são exigentes.
- Implementação
Tente fazer uma escolha sábia. Um senhor desinteressado e vizinhos legais podem ser as razões decisivas para que o hackerspace saia do papel ou não. Não é tão legal ter vizinhos que podem chamar a polícia às 02:00. Dependendo dos projetos, isso pode ser um sério problema. Como hackers, você certamente tem um estilo de vida diferente da maioria - procure vizinhos que também tem um estilo parecido.
O padrão Séparée
- Problema
Você quer ter uma reunião, discussão, ou trabalhar em projetos menores. Porém a sala principal está ocupada: simplesmente tem muita gente ocupando o espaço. Ou você quer fumar um cigarro no espaço e não quer atrapalhar os não fumantes.
- Implementação
Procure um local com salas pequenas e separadas, se possível com uma área de escape. E não se esqueça, apesar do hackerspace ser uma surcursal da Terra do Nunca podendo oferecer perfeitamente uma sociedade alternativa, não se esqueça que no Brasil existem as leis (como as anti-fumo) e o hackerspace não deve ser comprometido pelo capricho de poucos.
O padrão da Cozinha
- Problema
Como ser humano, precisamos de comida. Como hacker, você precisa de cafeína e comida em tempos inusitados.
- Implementação
Tenha uma cozinha no espaço. Nada une mais pessoas do que cozinhar em conjunto. Vender bebidas pode ajudar a aumentar o dinheiro para o aluguel. Tenha uma geladeira e outros equipamentos para comida. Mostre aos nerds como cozinhar!
O padrão do aconchego
- Problema
Muito trabalho e pouca diversão é ruim. Deve haver outras coisas do que estações de trabalhos e eletrônico.
- Implementação
Tenha poltronas, sofás, cadeiras confortáveis, mesas, luz ambiente, equipamentos estéreo, um projetor, e consoles de video games.
O padrão de taxas mensais/inscrição
- Problema
Você tem que pagar o aluguel e outras contas. Grandes projetos devem ser financiados.
- Implementação
Cobre mensalidades regularmente. Escolha um valor apropriado. Tenha descontos para estudantes e associados em condições excepcionais, como de desemprego. Sempre tenha pelo menos 6 meses de aluguel na sua conta, sem exceções. Eleger um tesoureiro totalitário.
O não-Padrão de patrocínio
- Problema
Pode parecer uma boa ideia se reunir dentro de uma empresa ou universidade, onde a maioria estuda.
- Implementação
Nunca dependa de patrocínio externo para manter o local. Doações são ótimas, mas lembre-se que as empresas podem ir a falência e você não será um estudante para sempre. Se encontrar na universidade excluirá estudantes de colégio ou pessoas que não gostam da cultura da universidade. Nenhuma empresa, não importa o quão legal, dará presentes para sempre sem pedir favores em retorno, afinal isso é capitalismo...
Padrões de Regularidade
O padrão da sessão plenária
- Problema
É preciso resolver conflitos internos, exercitar a democracia, e discutir questões atuais e planejar o futuro.
- Implementação
Tenha reuniões regulares, se possível com todos os membros. Tenha uma agenda e defina os objetivos. Faça as pessoas se comprometerem com as tarefas. Escreve tudo o que rolou na reunião e disponibilize na lista de discussão ou no wiki: uma vez por semana. Datas estranhas como "Primeira lua cheia depois da terceira sexta-feira" nunca irá funcionar. E também a cada duas semanas não irá funcionar.
O padrão da terça-feira
- Problema
Todo dia de semana é uma merda. Você não encontrará nenhum dia quando todos os hackers podem participar da reunião. Alguém sempre tem um compromisso.
- Implementação
Faça encontros na terça-feira. Levando em conta que todos os dias são igualmente ruins, apenas escolha a terça-feira. Final da discussão.
O padrão OpenChaos
- Problema
Você quer atrair novas pessoas e fornecer uma interface com o mundo exterior.
- Implementação
Tenha mensalmente palestras abertas, mini-cursos e/ou discussões/debates para o público em geral. Anuncie e convide possível visitantes para as reuniões regulares.
O padrão U23
- Problema
A galera mais velha está graduada ou acabou se casando. O espaço precisa de sangue novo!
- Implementação
Recrutar pessoas jovens através de desafios, que tenham uma forma de curso e que gaste semanas para resolvê-los. Sobrecarregá-los com problemas de hacking de hardware e software e deixá-los resolver em equipes. Prepare um desafio e os auxilie, mas dê espaço para que possam experimentar. Aposente-se após a formação das equipes e deixe o mais inteligente tomar conta do espaço.
O padrão Sine Curve
- Problema
Foi feito tudo corretamente. Você teve alguns eventos grande e bons momentos em seu hackerspace. Mas após algum tempo o entusiasmo vai embora e seus projetos ficam estagnados.
- Implementação
O pico de entusiasmo em um hackerspace tem a forma senoidal (http://pt.wikipedia.org/wiki/Senoide) com um ciclo de duração de quatro anos. Mantenha o hackerspace funcionando, mesmo que os encontros aconteçam apenas nos feriados. Provavelmente seu espaço será novamente maravilhoso em dois anos. Não desista! Talvez amanhã um novo membro muito animado irá bater na porta do hackerspace :-)
O padrão de resolução de conflitos
O padrão de consenso
- Problema
É preciso uma decisão do grupo e é preciso ter certeza que ninguém seja deixado para trás.
- Implementação
Use os encontros periódicos para discussão. Não contabilize votos - discutam até todos concordarem. Para alguns problemas esse padrão é o melhor.
O padrão da democracia
- Problema
É preciso tomar uma decisão em grupo. As discussões estão levando nada a lugar nenhum.
- Implementação
User os encontros periódicos para discutir o assunto. Não contabilize votos, a maior minoria ganha sobre a minoria mais fraca. Para alguns problemas esse padrão é o melhor.
O padrão de Comando
- Problema
Ninguém esta lavando a louça. O hackerspace está bem sujo. Ninguém liga.
- Implementação
Escale pessoas para lavar a louça, tirar o lixo, manter a infra-estrutura funcionando. É claro, se for necessário! Mas sempre participe.. Para alguns problemas esse padrão é o melhor.
O padrão sudo de liderança
- Problema
Você inicialmente participa de uma comunidade de pessoas com mente aberta, mas de repente você se encontra em uma ditadura dirigida por um único hacker.
- Implementação
Não invente. Use a liderança temporariamente, como em projetos ou somente quando é necessário. Nunca tenha um único root.
O padrão da responsabilidade
- Problema
Você se candidatou para uma tarefa de rodar uma parte critica da infra-estrutura. Exemplo: o servidor de email, mas você senta uma vontade súbita de abandono.
- Implementação
Por ser voluntário e não receber pelo trabalho não significa que seja menos importante. Lembra-se que você irá machucar diretamente seus amigos e o hackerspace. Tenha orgulho do seu trabalho voluntário. Você se sentirá mais forte como pessoa e terá muita satisfação. Quando perceber que realmente não irá fazer o trabalho, a sua última tarefa será repassar para outra pessoa faze-lo.
O padrão de debate cultural
- Problema
Está no meio de um encontro periódico. Todos estão gritando, nada está sendo feito.
- Implementação
Muitos nerds tem habilidades limitadas para debates. Faça com que o pessoal com habilidades sociais maiores liderarem a discussão. Alguém que tenha um pouco de experiência política no mundo real (exemplo: grupos de usuários e outras associações) são os melhores para o grupo. Aprenda com eles. Aprenda a não interromper os outros.
O não-Padrão do bicicletário
Acho que vermelho é uma cor ótima para um abrigo para bicicletas.
Vermelho é uma cor terrível para um abrigo para bicicletas. Suportes de bicicleta devem ser brancos. O branco mantém o abrigo internamente mais fresco.
Eu realmente gostaria de reduzir nossa pegada ecológica com esse projeto. Tinta preta manteria o abrigo aquecido no verão e reduziria nossa necessidade por aquecedores portáteis. Além disso, ele manteria o selim da minha bicicleta aquecido no inverno.
Embora eu esteja intrigado por seu desejo em usar propriedades endotérmicas de uma tinta escura em busca de um estado termodinâmico em relação ao abrigo de bicicletas, eu me pergunto se devemos abordar isso de um outro ângulo. E o efeito psicológico das cores? Com o tom correto de cor poderíamos produzir um desejo desprezível de evitar colocar sua bicicleta no abrigo, então reduzindo a possibilidade de se atingir massa crítica no uso do abrigo, e mantendo as pessoas se exercitando por mais tempo. Dito isso, minha sugestão é que o abrigo fosse pintando de verde vômito, ao estilo dos anos 50. Talvez pintar por dentro com uma tinta amarelo banana. Pendurar um candelabro e instalar armário para aperitivos.
- Problema
É sugerido algo novo para o hackerspace, como um bicicletário. Mas todos estão discutindo sobre sua cor. Nenhum bicicletário será construído.
- Implementação
Isso é um problema conhecido. Se é sugerido algo em que todos no hackerspace podem construir, eles irão fazer parte da discussão. E se é só a cor do bicicletário, o desenho da camiseta, qual distribuição Linux no servidor, etc. Nerds tendem a discutir problemas triviais em profundos detalhes, enquanto que tarefas mais complexas serão ignoradas. Identifique essas discussões e apenas as termine.
Conversa Privada
- Problema
Alguém está causando um problema que não pode ser resolvido pelo grupo.
- Implementação
Faça algum dos membros mais experientes do grupo conversar com a pessoa problemática em privado. Ouça a pessoa. Faça ele (ou ela) saber como o grupo se sente com relação ao problema sem, contudo, expô-lo(la) em frente ao grupo.
O padrão do caos criativo
O padrão de proteção do espaço
- Problema
Você não pode trazer um novo hardware por não possuir espaço sobrando. O seu espaço se tornou um depósito cheio de lixo. E como num lixão todo mundo pode pegar o que deseja, não estão respeitando a propriedade do hackerspace e o estão pilhando, você nem percebe ou quando nota já é muito tarde.
- Implementação
Lembre-se o hackerspace não deve ser um depósito de lixo! Portanto as doações devem ser analisadas (no Garoa esta é uma ação liderada pelo diretor de hardware) antes de recebê-la e catalogadas.
E crie locais onde será colocado tudo. Todo mundo deve utilizar e o que sobrar não deve ser jogado fora, pois é possível que seja usado posteriormente, caso precise liberar espaço avise, antecipadamente, pelo menos 3 vezes antes de se desfazer de tudo.
E como o que está no hackerspace foi devidamente selecionado, o que nele está não é lixo! É propriedade privada de uma comunidade que deve ser respeitada.
Mas lembre-se, se não parece ser útil ele poderá ir para o robô gigante, a qualquer momento!
O padrão cada um no seu quadrado
- Problema
Ao deixar algo pernoitar no hackerspace no outro dia ele não está mais lá e logo aparece em outro lugar que pode parecer insuspeito, que as vezes você não encontra e tem a sensação que ele foi furtado. Os objetos estão transmutando, criando pés ou duendes realmente existem?
- Implementação
Crie espaços e compartimentos adequados para todos os objetos e sempre guarde tudo nos seus devidos lugares senão alguém acabará fazendo isto por você. Se é um objeto particular e você deseja deixar no hackerspace deixe em sua caixa de associado, mas se for algo que não caiba no hackerspace e que você não deseja que seja compartilhado ou ele não deve permanecer no espaço ou deve ser devidamente identificado e preferencialmente com recomendações, do tipo "não mexa! capacitor feroz". Mas tenha certeza que você não está contribuindo com a bagunça.
O padrão da chave
- Problema
Você quer ter o hackerspace aberto todos os dias e você não quer ligar na madrugada para alguém pedindo que venha trancar o hackerspace.
- Implementação
Chaves sempre as mãos! Crie escalas com programações de eventos, fique de olho em que tem a chave, que sempre é deve ser um associado. Tenha fechaduras e não permita que um não associado copiem as chaves. Tenham locais seguros para armazenamento das chaves ou construa um sistema eletrônico de travas!
O padrão da notificação de presença
- Problema
Não sei quando o hackerspace está aberto.
- Implementação
Tenha sempre uma grade de atividades atualizada, mas principalmente tenha uma forma de notificar que o hackerspace está aberto, alguns utilizam um canal do IRC, outros empregam apps mobile.
O Garoa criou o projeto Notificador de presença, que pode ser copiado e implementado por qualquer um. Como desafio você pode criar o seu, mas reinventar a roda as vezes pode levar mais tempo do que você realmente dispõe.
O padrão do Club Mate
- Problema
É preciso arrecadar fundos. Você quer ficar acordado durante a noite. Você que receber boas impressões, sem drogas.
- Implementação
Compre pelo menos uma caixinha de Club-Mate e venda em seu hackerspace, mas pode ser de outras bebidas compatíveis visto que no Brasil ele ainda não é comercializado. Se sentirá os resultados muito rápido!
Em Hackerspaces.org há muitas informações úteis que podem ser preciosas para amparar o processo de criação e gestão de um hackerspace, portanto não deixe de analisar muito bem todo o conteúdo lá existente!
duendedowiki@garoa-hc:~/doc$