Noite do Software Livre
Noite do software livre (o nome divulgado na lista era noite GNU/Linux, mas a galera *BSD ficaria chateada :]) é uma atividade que acontecerá as terça feiras e com um encontro bimestral aos sábados (algo mais completos). Inicialmente podemos dizer que a ideia envolve:
- Promover um melhor entendimento sobre GNU/Linux e *BSDs;
- Ajudar interessados em instalar, corrigir erros ou tirar duvidas sobre essas distribuições;
- Promover filosofias/ideologias, comunidades, alternativas e experiências das distribuições que usamos ou temos algum conhecimento;
- Através de lightning talks tentar informar, acabar com pré conceitos ou ideias erradas a respeito de uma distribuição ou programa SL;
- Pizza.
Lightning Talks
Temos uma variedade bem legal em relação a distribuições e sistemas utilizados[1], conforme uma thread que rola na lista do Garoa[2]. Com isso cada um pode falar um pouco da sua distribuição e ajudar algum interessado nela. Ainda não definido, mas talvez seja interessante que para cada distro, tenhamos ao menos os seguintes pontos:
- Qual a filosofia/ideologia do sistema?
- Comunidade Ativa? Como encontrar/participar?
- Dicas de instalação e uso?
- Dicas de alternativas em relação a algum programa/aplicativo disponível em outros sistemas?
- Como colaborar com ela?
- <algo que a pessoa que falar sobre ache relevante>
- [1] - https://garoa.net.br/wiki/GNU/Linux
- [2] - https://groups.google.com/forum/#!topic/hackerspacesp/PXj3_nCIUL8
Interessados em instalar, reparar, participar
Estará disponível mídias contendo as distribuições (GNU/Linux e *BSD) envolvidas na atividade para que caso exista algum interessado, ele tenha fácil acesso ao sistema e programas envolvidos. Inicialmente, sabemos que entre os interessados em participar da atividades, temos:
- Arch Linux - Samuel Grigolato
- Fedora - Sergio (Animal-X®), Ricardo(a.k.a rimolive)
- Open BSD - Mauro (a.k.a firebits)
- Slackware - Oda, Alexandre
- Trisquel - Rafael (a.k.a Haoji)
- <sua distribuição> <nome/nick>
Software Livre além de sistemas operacionais
Algo interessante também é conversar sobre software livre em geral e como nós participantes do Garoa (associados, frequentadores, participante da lista) podemos nos envolver ou fazer algo. (promover pode ser um passo inicial)
Boas Práticas
Se o objetivo é promover software livre, não faz sentido criar flame wars em relação a melhor distribuição, melhor ideologia. Ainda assim, levantar pontos positivos e negativos é valido, visto que pode surgir alguma ideia de melhorar os pontos negativos citados. Isso vale para todos os sistemas e programas envolvidos na atividade.
- <outras boas praticas>
Primeiro Encontro
O primeiro encontro foi algo bem divertido. Resolvemos iniciar por "Arrumar a Casa": esse processo consiste em listar os computadores disponiveis no Garoa e fazer ajustes e reparos conforme a necessidade - para cada máquina utilizaremos uma distribuição livre diferente.
Decidimos também começar estudos e demais passos para montar um servidor com as principais distribuições que usamos ou que os participantes achem interessante... provavelmente manteremos um mirror local de cada uma.
O Agaelebe (a.k.a Hugo), tem um camera que funciona por comunicação fiwire e também uma placa para esse tipo de conexão. Na sala de eletrônica havia um computador com uma configuração razoavel que instalamos a placa e começamos alguns testes para utilizar a camera... infelizmente não tivemos muitos progressos e ainda precisamos de mais alguns testes para montar um ambiente livre para edição de videos e afins.
O Ségio e Afonso pegaram a parte mais divertida: trabalhar na montagem de um servidor apelidado de BattleStar Galactica. Um Dell gigante de alguma data proximo de 2003. Os planos iniciais para a máquina foi montar um sistema de RAID e criar um sistema para detectar Cylons tentar deixar uma configuração funcional com tudo o que ele aguentar.
Surgiu a ideia de separar algum conteudo para iniciantes em GNU/Linux - no caso comandos e estrutura do sistema. Esse ponto provavelmente vai virar um thread na lista publica para verificarmos se há interesse de alguns...
As distribuições que utilizamos ou testamos na atividade foi: Elementary OS (baseada em ubuntu), Debian 7 (distro utilizada na Galactica) e Slackware (um notebook que já está pronto para uso no Garoa).
Para o próximo encontro, continuaremos com a operação "Arrumar a Casa". As palestras e lightning talks provavelmente serão os próximos itens da lista.