Garoa Dojo Shield

De Garoa Hacker Clube
Revisão de 16h48min de 19 de setembro de 2014 por LucianoRamalho (discussão | contribs) (Criou página com 'O '''Garoa Dojo Shield''' é uma expansão didática para o Arduino UNO e compatíveis como o [http://www.labdegaragem.org/loja/easyblack.html EasyBlack]. Desenvolvido em...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Garoa Dojo Shield é uma expansão didática para o Arduino UNO e compatíveis como o EasyBlack.

Desenvolvido em parceria pelo Garoa Hacker Clube e Laboratório de Garagem, o Garoa Dojo Shield é um circuito pronto para usar no Coding Dojo com Arduino, uma atividade didática que o Garoa vem realizando desde 2012. Basta plugar em um Arduino e sair programando.

O circuito contém:

- um display de 7 segmentos + ponto decimal com leds vermelhos. - um potenciômetro de 10KΩ. - um LDR (sensor de luminosidade).

No Coding Dojo com Arduino o Garoa Dojo Shield é usado assim:

1) O apresentador conecta o Arduino com Garoa Dojo Shield no computador e carrega o sketch Blink. Isso faz piscar o segmento F do display (superior esquerdo).

2) O apresentador explica que cada segmento do display está conectado a um dos pinos digitais do Arduino, e o potenciômetro e LDR estão ligados a pinos analógicos.

3) Mostrando o código do Blink no telão, o apresentador pergunta aos participantes "Mesmo sem saber nada de linguagem C, quem me diz onde a gente tem que editar este código para fazer outro segmento piscar?" Depois: "Onde precisa mexer para mudar a velocidade da piscada". Alguém sempre responde rapidamente as duas perguntas. Isso quebra o gelo e as pessoas percebem que o código não é impossível de ler.

4) O apresentador explica o desafio: "Nossa missão é fazer uma animação tipo luz sequencial usando os 6 segmentos que formam o numero zero: acende um segmento, deixa um tempo aceso, apaga e imediatamente acende o próximo, repetindo para sempre. Uma vez feito isso, colocar interatividade: a velocidade da animação deve ser controlada pelo potenciômetro."

5) Agora pode começar o Coding Dojo, usando a metodologia tradicional de programação em pares, trocando o piloto a cada 5 minutos. Dependendo da experiência do público com programação e/ou Arduino, a missão leva de 25 a 45 minutos.

Nota: faz parte do desafio os participantes descobrirem quais pinos do Arduino controlam quais segmentos. Quando me perguntam isso, eu respondo: "O pessoal da engenharia não mandou a documentação ainda, mas o software tem que ficar pronto em meia hora!"