Ferromodelismo

De Garoa Hacker Clube
Revisão de 01h05min de 21 de fevereiro de 2024 por LucianoRamalho (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Foto do terminal de passageiros da maquete HO do MIT

Ferromodelismo ou ferreomodelismo é o hobby de construir e operar miniaturas de ferrovias.

Em 2024 o Garoa começa atividades de ferromodelismo, montando uma maquete em escala HO (1:87). Esta é a escala mais popular de trens elétricos de mesa.

HO é a escala suportada pelo maior número fabricantes de trens elétricos e acessórios no mercado mundial, incluindo a Frateschi de Ribeirão Preto, com mais de 55 anos de atividade.


Atividades

Inauguração da FGHC

Em 24/fev/2024 vamos inaugurar a Ferrovia Garoa Hacker Clube, testando o kit ferroviário doado pelo DQ.

A partir destes testes, decidiremos os materiais a serem adquiridos com os R$ 500,00 do Garoa Funding aprovado pelo CMC na Reunião de 20/02/2024.


História

Trens elétricos no MIT

O livro Hackers, Heroes of the Computer Revolution de Steven Levy conta como o ferromodelismo está nas origens da cultura hacker no MIT. A Wikipédia em inglês tem um artigo sobre o clube de ferromodelismo dos alunos do MIT: Tech_Model_Railroad_Club (TMRC). Existe uma página arquivada do site do TMRC que comenta as origens do hackerismo no clube.

No livro Hackers de Levy, procure por Freshman Midway no para encontrar o trecho sobre como o legendário hacker Peter Samson entrou para o TMRC na semana dos calouros no MIT.

Frateschi

Fotos do XVIIIº Encontro Nacional de Ferreomodelismo em 2017 em São Carlos, quando a Frateschi celebrou 50 anos de atividade.