Usuário:Aleph
Introdução
[FF] “Security is an illusion. Paranoia is our profession."-- Strategic Air command. [00] "The best way to predict the future is to invent it." --Alan Kay [01] "Chance favors the prepared mind." --Louis Pasteur [02] "The world is full of fascinating problems waiting to be solved" --Eric S.Raymond
[0F 2A] CVTPI2PS [0F 42] CMOVC [0F 69] PUNPCKHW [0F 60] PUNPCKLBW [0F 47] CMOVNBE [0F 2F] COMISS
Garoa
Estou sempre apto a aceitar padawans, orientar, apresentar e evangelizar sobre o Garoa e a respeito da cultura de hackerspaces.
Sobre
Um orgulhoso sócio-fundador e desde a primeira diretoria membro do Conselho Fiscal do Garoa. Foi um dos articuladores financeiros do Garoa em seus primórdios, tendo atuado como tesoureiro /tmp de alguns eventos. No Garoa, hoje atua mais na organização da Co0L Security BSides sempre tentando colaborar em atividades orgânicas e de sustentação.
Com anos de experiência com programação de sistemas, automação, telecom e desenvolvimento de sistemas de segurança, nos últimos anos tem atuado com consultoria de em arquitetura de sistemas de segurança, desenvolvimento de aplicações seguras e análise de ameaças digitais e no apoio a tratamento de incidentes de segurança que empregam malwares.
Interesses
- AppSec
- Segurança da Informação em geral
- Criptografia
- Arquitetura de Computadores
- Sistemas Embarcados
- Desenvolvimento de sistemas
- Direito ( Digital | Cibernético )
- Criar e colaborar na organização de eventos legais no Garoa como a Co0L BSidesSP e o Paranoia Hacker
- Colaborar na fomentação de hackerspaces no Brasil
- Cyber cultura e cultura hacker e hacktivismo
- Bater papo com a galera sobre nerdices randômicas!
Mini Currículo
Já trabalhou foi office-boy, vendeu coxinha na rua, trabalhou em bar de clube e piscina de clube, foi DJ em rádio AM e em RJ, mas uma olimpíada de matemática o levou a ser contratado para mexer com computadores!
Brincando com RF descobriu o quanto estrago isto poderia fazer, tendo feito algumas brincadeiras curiosas com transmissores e receptores de várias frequências.
Técnico em Eletrônica de araque, formado em Ciência da Computação com muito esforço, tendo cursado pós-graduações em Engenharia de Software e Segurança da Informação, iniciei a lidar com computadores profissionalmente sendo operador de um Cobra com sistema operacional SPM (uma coisa compatível com CP/M) cheguei a ser usuário do SOX (um UNIX Brasileiro) mas logo entrei no mundo do PC com um XT e conheci o primeiro vírus de computador, isto em 1990; algo em que entre muitas coisas levou-me a conhecer o livro de Assembly do DQ. Tempos depois tornei-me usuário do sistema VirtuOS, pelo qual tive uma tórrida paixão por causa de coisinhas como multi-thread preemptiva, RATs e um intrincado e interessante sistema de comunicação além de sua arquitetura muito diferente de tudo o que eu havia experimentado até então. Mas que logo desencantei-me quando conheci o OS/2 Warp. Meu primeiro CD com Linux foi com a distro Yggdrasil Linux ou LGX (pronuncia-se igg-drah-sill) isto em 1994. Mas o trauma com o SOX (o tal do UNIX Brasileiro) foi algo que não o permitiu evoluir muito, mas aquele Live CD era algo que de tempos em tempos eu usava para mostrar para amigos, logo tornando uma referência local, sendo o cara que gostava de sistemas operacionais esquisitos.
Fui operador de sistemas, programador por insistência e atrevimento, tendo experiências profissionais com linguagens como Cobol (Microbase), Dataflex, Clarion, PowerBuilder, Visual Objects, IBM Basica, Clipper, Joiner e dialetos xBase, Ada, SPARK, ObjectPascal/Delphi, LISP, TCL, C, C++, VB (6), Haskell, C#, Java, Dalvik, F#, PHP, ASP, Python e Assembly. E ainda brinquei ou fui torturado com Fortran, FORTH, Pascal, Smalltalk, Scheme, Ocaml, Oberon, APL, Scala, Groovy e Go.
Desde a década de 90 super interessado em segurança da informação, já atuei no desenvolvido de sistemas anti-fraude (se um dia você não conseguiu mais dar aquele o golpe de ligar a cobrar para um provedor de internet do interior ou usar aquela conta de provedor roubada e compartilhada via IRC o culpado por você não ter conseguido pode ter sido eu), assim como sistemas anti-roubo (que utilizam alarmes e rastreadores) e neste segmento acabei atuando com telecom, interligação entre sistemas de redes móveis, JavaCard e SmartCards e sistemas de segurança empregando estes monstrinhos, suporte a desenvolvimento, auditor de sistemas, integrador de sistema de telemetria, automação industrial, pesquisador e analista de ameaças e artefatos (malwares), assim como desenvolvimento seguro e arquitetura de sistemas de segurança.
Especialidades
- Criar FNORDS
Conhecimentos
- Desenvolvimento e Arquitetura de Sistemas - de baixo nível, kernel mode, bare metal, código nativo e gerenciado.
- Automotive Telematics Security (AVL)
- Embedded System Security
- Device Driver Development
- Kernel Mode Development (adorador do Ring 0)
- Sistemas de Redes Móveis (GSM / CDMA / UMTS/ WCDMA)
- Análise de Ameaças Digitais
- Segurança de Aplicação (AppSec)
- Segurança de Sistemas
Gostaria de Saber
- RF (a fundo)
- Criptoanálise (a fundo)
- Direito Digital
- Sonha se divertir mais com SDR
- Como criar um acelerador de partículas
TODO
- Daq ta' latlh
- uaefvalhuneitrde'h'n