Condutivímetro

De Garoa Hacker Clube
Revisão de 13h19min de 29 de junho de 2014 por Diógenes (discussão | contribs) (Criou página com '=== Objetivo === Construir um condutivímetro e uma biblioteca para arduino. Estes devem apresentar uma resolução suficiente para manipulação de soluções hidropônicas....')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Objetivo

Construir um condutivímetro e uma biblioteca para arduino. Estes devem apresentar uma resolução suficiente para manipulação de soluções hidropônicas.

Partes do projeto:
  I – Ponta de prova
 II – Circuito (gerador de sinal / receptor de sinal)
III – Software – biblioteca para arduino

Ponta de prova

Fabricar uma ponta de prova (caseira) para medir a condutividade das soluções. As primeiras consultas me indicaram usar terminais de aço inox. Acho que duas colheres de café resolvem.

Circuito

Um circuito simples pode ser uma resistência conhecida em paralelo com a solução. Aplicamos uma determinada tensão em um eletrodo, lemos o que chegou, na outra ponta, após passar pelo meio. Com isso calculamos a resistência, aplicando uma formula simples chegaremos à condutividade. Mas, logo nas primeiras consultas na internet, ficou claro, que uma corrente continua, causaria eletrólise da solução, o que degradaria os terminais da ponta de prova. Para resolver este problema, os circuitos profissionais geram um sinal de corrente alternada. Este deve gerar uma onda triangular ou quadrada e na outra ponta do eletrodo um circuito amplificador.

Software

Desenvolvimento de uma biblioteca para fazer a interface entre circuito e o arduino.