Mudanças entre as edições de "Automação do Garoa"

De Garoa Hacker Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:Incubadora.jpg|300px|thumb]]
+
[[Arquivo:MAINBOARD_MAINBOARD.jpg|300px|thumb]]
   
 
==Objetivo==
 
==Objetivo==

Edição das 15h33min de 24 de agosto de 2015

Objetivo

O objetivo desse projeto é explorar a área de automação domestica por meio da automação do ambiente do Garoa Hacker Clube. Para esse fim, usaremos equipamentos tais como o Arduino, XBee e outro hardware RF para controlar a distância a iluminação e a fechadura do portão do Garoa, entre outras coisas. O intuito também é usar uma interface conectada à internet para fins de controle. Poderia ser ou através de um aplicativo (Android, iPhone e outros) ou de um Web App.

Planejamento

O projeto já tem uma base usando um Arduino Uno e um Xbee. Esse protótipo fecha e abre um relé usando uma interface basica na Internet (Ver o Video Youtube). Não foi decidido ainda se desenvolveríamos o resto do projeto nessa base ou se recomeçaremos do zero.

Modelo 3D

O modelo 3D da incubadora foi feito em sketchup. O modelo e sua planificação estão disponíveis para download aqui:

Debugando o Hardware

Após cortar na laser percebeu-se que as medidas cortadas foram cerca de 10% maiores do que o esperado. O plano era aproveitar uma caixa de isopor para ser o isolante. Por causa disso foi preciso arrumar placas avulsas de isopor de espessura adequada, o que deu um pouco mais de trabalho. É importante tomar cuidado com as importações para dxf à partir do sketchup. Usamos esse plugin.

A dobradiça em mdf é bonitinha mas quebra com facilidade. É melhor usar uma dobradiça comercial facilmente encontrável por aí - aproveite e compre uma tranca simples também.

Eletrônica e Elétrica

Usamos um dos clones brasileiros do Arduino mais mão-na-roda do mercado, o Garagino rev1, montando todo o circuito em protoboard. O controle todo é muito simples: um módulo relê controlando o par de coolers de resfriamento, um relê controlando o liga-e-desliga da lâmpada incandescente (que é fonte de aquecimento), um termistor (foi usado um termistor bem não-convencional por questões de disponibilidade, esse aqui) medindo a temperatura, dois botões e um LCD.

O esqueminha eletrônico construído foi o seguinte:

Incubadora Esquema Eletrônico.jpg

O código Arduino escrito foi esse aqui. E a tentativa de uma esquematização elétrica do sistema é a seguinte:

Esquema Elétrico Completo.jpg

A ideia foi usar fontes com a voltagem e corrente específicas para alimentar os coolers e manter o microcontrolador ligado. Essas fontes vieram de uma pilha enorme de fontes antigonas de celular e eletrônicos obsoletos que existe no Garoa.

Debugando a Eletrônica e o Software

A coisa ficou uma fiozarada enorme:

Fiozarada da Incubadora.jpg

Ao ligar as coisas não funcionaram direito e faltaria verificar como estão as correntes no circuito montado. Como isso demorou para ser feito, outro desenvolvedor do projeto desmontou tudo e está fazendo uma placa de PCB para facilitar seres humanos colaborarem com o projeto.

Referências