Mudanças entre as edições de "Código de Conduta"

De Garoa Hacker Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(9 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
  +
= Resumo =
-- A atual revisão deste documento está pendente de aprovação.
 
   
  +
Nós, do Garoa Hacker Clube, estamos empenhados em proporcionar um ambiente amigável, seguro e acolhedor para todas as pessoas, independente do gênero, orientação sexual, habilidade, etnia, status socioeconômico, religião (ou ausência dela), aparência física ou deficiência. Convidamos a todos que participam de nossa comunidade para nos ajudar a criar experiências seguras e positivas, de acordo com o nosso Código de Conduta.
-- ''Codex'' aprovado ''consentientis'' em [[Reunião_de_19/04/2011|reunião]] do [[CMC|CMC (Conselho Manda Chuva)]]: [http://garoa.net.br/w/index.php?title=C%C3%B3digo_de_Conduta&oldid=1073 aqui]
 
   
  +
Esperamos que todas as pessoas frequentadoras do Garoa participem de nossas atividades de maneira autêntica e ativa, exercendo o respeito e colaboração. Não serão tolerados comportamentos humilhantes, discriminatórios ou abusivos em forma de comentários verbais, escritos ou visuais, incluindo, mas não limitado, a atos de intimidação, assédio, contato físico ou visual inapropriado, ou abordagem sexual.
==Inspiração==
 
Este código de conduta [http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_epigram%C3%A1tica epigramático] tem por objetivo estabelecer os princípios éticos e normas de conduta que devem orientar as relações internas e externas de todos '''Associados''', independentemente das suas atribuições e responsabilidades, e também dos frequentadores do espaço (não associados) em relação ao '''Garoa Hacker Clube'''.
 
   
  +
Se você estiver sujeito ou testemunhar um comportamento inaceitável, por favor notifique uma pessoa associada presente no local assim que possível. Qualquer comportamento inaceitável deve ser interrompido assim que for solicitado, sob pena de retirada temporária da pessoa ofensora de nosso espaço, ou em casos extremos, a expulsão permanente após apuração dos fatos pelo CMC.
Ele tem inspiração na proposição máxima da '''[http://pt.wikipedia.org/wiki/Thelema Thelema]''' - do grego θέλημα (lê-se théli̱ma) que significa Vontade, a partir do verbo θέλω (lê-se thélo̱): que significa desejar, ter um propósito - assim como nos princípios da '''[http://pt.wikipedia.org/wiki/Meritocracia Meritocracia]''', do '''[http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciberativismo ciberativismo]''', '''[http://pt.wikipedia.org/wiki/Hacktivismo hacktivismo]''', '''[http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_hacker ética hacker]''', das máximas de '''[http://pt.wikipedia.org/wiki/Buckminster_Fuller Bucky]''' (Richard Buckminster), da '''[http://pt.wikipedia.org/wiki/Navalha_de_Occam Navalha de Ockham]''', do '''[http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_sist%C3%AAmico pensamento sistêmico]''' e dos mandamentos da revolução computacional de '''[http://en.wikipedia.org/wiki/Steven_Levy Steven Levy]'''. Para contextualizar seguem algumas máximas que o inspiram de forma heurística:
 
   
  +
Veja aqui o [[Código de Conduta Completo]].
# A informação quer ser livre;
 
# Hackers devem ser julgados segundo seu hacking, e não segundo critérios sujeitos a vieses como graus acadêmicos, raça, cor, religião ou posição social.
 
# Atreva-se a ser ingênuo.
 
# A verdadeira riqueza é a informação e saber como utilizá-la.
 
# Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenômeno, a mais simples é a melhor.
 
# O pressuposto da complexidade reconhece que a simplificação obscurece as inter-relações dos fenômenos do universo e que é imprescindível ver e lidar com a complexidade do mundo em todos os seus níveis.
 
# Um problema adequadamente diagnosticado está a meio caminho de ser solucionado.
 
   
  +
= Tratamento das violações ao Código de Conduta =
==Princípios==
 
Os hackers do '''Garoa Hacker Clube''' devem ter como '''princípio''':
 
   
  +
Processo aprovado na [[Reunião_de_15/09/2020|reunião de 15/09/2020]] do [[CMC|CMC (Conselho Manda Chuva)]]
# o '''atrevimento''' da proposição máxima da Thelema. Que é aquela daquele que deseja ir além, como do ingênuo que tem sede de informação, corajosa daquele que cria ou inova sem medo de quebrar paradigmas e desmistificar fnords, conceitos sociais, técnicos e científicos equivocados, sem pudor de errar e de compartilhar o seu conhecimento conquistado.
 
# o '''compromisso''' com a liberdade da informação.
 
# a '''ética''' e a '''transparência''' na condução de suas ações.
 
# o '''respeito''' com seus colegas associados. Onde não é mandatório concordar, mas sim admitir divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias, desde que não fira de nenhuma forma este código, o estatuto ou o regimento interno da associação.
 
# a '''coerência''' com os ideais e [[Estatuto#Artigo_4.C2.BA|objetivos da associação definidos no estatuto social]].
 
   
  +
* Qualquer incidente que esteja em desacordo com o nosso [[Código de Conduta]] deve ser comunicado ao CMC, que deve buscar as informações necessárias e garantir uma avaliação justa do caso
==Regras de Conduta==
 
  +
* São aceitáveis denuncias de incidentes ocorridas no espaço físico ou no espaço virtual do Garoa (ou seja, grupos oficiais do Garoa no Telegram e listas de e-mail do Garoa, canal do IRC, conta no TikTok, ou outros canais oficiais que existam ou venham a existir)
A regra máxima deste Código visa deixar claros os procedimentos e atitudes eticamente aceitos. Para o '''Garoa Hacker Clube''' é eticamente aceita a postura que respeita os princípios e as inspirações anteriormente descritas, assim como os objetivos e tudo o que está definido em nosso [[Estatuto]] e no [[Regimento Interno]] e que não coloca em risco a credibilidade da associação, sendo dever por conduta ética de todo associado indicar qualquer falha existente em qualquer destes dispositivos.
 
  +
* Preferencialmente os reports devem vir acompanhados de identificação de testemunhas que possam confirmar os fatos ocorridos
  +
* No momento de um incidente, a pessoa associada presente no espaço do Garoa é responsável por identificar o caso, amparar a vítima e solicitar a pessoa agressora que interrompa seu comportamento inadequado e/ou se retire do recinto do Garoa Hacker Clube
  +
* A vítima ou a pessoa associada presente devem reportar o incidente ao CMC, através do e-mail do Chanceler Supremo ou através de um dos membros do Comitê de Conduta
  +
* O caso será avaliado pelo Comitê de Conduta
  +
* O Comitê de Conduta será formado por 3 associados, escolhidos pelo CMC em reunião ordinária, pelo período de 6 meses e sendo permitida a sua recondução ao cargo.
  +
* Ao Comitê de Conduta cabe avaliar os casos, ouvir as testemunhas e reportar o incidente ao CMC, indicando a veracidade do report, a severidade do caso e responsáveis
  +
* Cabe ao CMC em reunião ordinária, tomar decisão sobre os casos reportados com base na avaliação do Comitê de Conduta, e documentar em ata, sendo permitido excluir a identificação das pessoas na ata, para preservar a privacidade dos envolvidos.
  +
* Caso desejem, os envolvidos podem, opcionalmente, fazer um relato oral do incidente perante o CMC. Mas precisarão se ausentar para que o CMC possa discutir o caso e deliberar sem interferencia direta dos envolvidos.
  +
* Isso também se aplica caso algum dos envolvidos seja membro do CMC. Para evitar que se delibere em causa própria, os envolvidos não podem participar da tomada de decisão sobre o tratamento do incidente (seja por voto ou por consenso).
   
 
== Comitê de Conduta ==
Além da regra máxima este código determina que os associados e frequentadores devem:
 
   
  +
Composição do Comitê aprovada na [[Reunião_de_15/09/2020|reunião de 15/09/2020]] do [[CMC|CMC (Conselho Manda Chuva)]]
# Acompanhar a lista de discussão oficial do hackerspace para manter-se atualizado de todas as atividades da associação.
 
  +
# Conduzir suas atividades com correção, integridade e fazendo uso da boa fé no âmbito de suas ações.
 
  +
* Marcelo Campos
# Não comprometer os associados enquanto estes estiverem seguindo este código de conduta.
 
  +
* Marcelo Dente
# Atuar sem coerção e dentro da ordem instituída para com os projetos individuais ou colaborativos.
 
  +
* Yumi Ambriola
# Promover a livre informação, padrões abertos, fontes livres ou abertas porém respeitando as respectivas licenças e direitos, sem ter cerceadas as suas possibilidades de desenvolvimento e hacking.
 
  +
# Ter autonomia sobre a liberação de informações sobre seus projetos.
 
  +
= Mais informações=
# Ter liberdade no desenvolvimento de suas atividades, abstendo-se de práticas incorretas ou ilegais que possam afetar os associados e a reputação da Associação
 
  +
# Compartilhar informações dentro dos modelos instituídos pela associação.
 
  +
Veja aqui o [[Código de Conduta Completo]] aprovado na [[Reunião_de_18/12/2018|reunião de 18/12/2018]] do [[CMC|CMC (Conselho Manda Chuva)]]
# Denunciar ações que pretendam utilizar o patrimônio da associação para fins moralmente questionáveis.
 
  +
# Creditar aos associados todos direitos a eles reservados na utilização de um projeto por ele concebido, desenvolvido ou colaborado.
 
  +
Conheça também o [[Código de Conduta 2011|código de conduta que esteve vigente de 2011 até Dezembro de 2018]].
# Respeitar o direito de todos na utilização da infra-estrutura da associação.
 
  +
  +
[[Categoria:Meta]] [[Categoria:Internals]] [[Categoria:Garoa]]

Edição atual tal como às 21h13min de 15 de setembro de 2020

Resumo

Nós, do Garoa Hacker Clube, estamos empenhados em proporcionar um ambiente amigável, seguro e acolhedor para todas as pessoas, independente do gênero, orientação sexual, habilidade, etnia, status socioeconômico, religião (ou ausência dela), aparência física ou deficiência. Convidamos a todos que participam de nossa comunidade para nos ajudar a criar experiências seguras e positivas, de acordo com o nosso Código de Conduta.

Esperamos que todas as pessoas frequentadoras do Garoa participem de nossas atividades de maneira autêntica e ativa, exercendo o respeito e colaboração. Não serão tolerados comportamentos humilhantes, discriminatórios ou abusivos em forma de comentários verbais, escritos ou visuais, incluindo, mas não limitado, a atos de intimidação, assédio, contato físico ou visual inapropriado, ou abordagem sexual.

Se você estiver sujeito ou testemunhar um comportamento inaceitável, por favor notifique uma pessoa associada presente no local assim que possível. Qualquer comportamento inaceitável deve ser interrompido assim que for solicitado, sob pena de retirada temporária da pessoa ofensora de nosso espaço, ou em casos extremos, a expulsão permanente após apuração dos fatos pelo CMC.

Veja aqui o Código de Conduta Completo.

Tratamento das violações ao Código de Conduta

Processo aprovado na reunião de 15/09/2020 do CMC (Conselho Manda Chuva)

  • Qualquer incidente que esteja em desacordo com o nosso Código de Conduta deve ser comunicado ao CMC, que deve buscar as informações necessárias e garantir uma avaliação justa do caso
  • São aceitáveis denuncias de incidentes ocorridas no espaço físico ou no espaço virtual do Garoa (ou seja, grupos oficiais do Garoa no Telegram e listas de e-mail do Garoa, canal do IRC, conta no TikTok, ou outros canais oficiais que existam ou venham a existir)
  • Preferencialmente os reports devem vir acompanhados de identificação de testemunhas que possam confirmar os fatos ocorridos
  • No momento de um incidente, a pessoa associada presente no espaço do Garoa é responsável por identificar o caso, amparar a vítima e solicitar a pessoa agressora que interrompa seu comportamento inadequado e/ou se retire do recinto do Garoa Hacker Clube
  • A vítima ou a pessoa associada presente devem reportar o incidente ao CMC, através do e-mail do Chanceler Supremo ou através de um dos membros do Comitê de Conduta
  • O caso será avaliado pelo Comitê de Conduta
  • O Comitê de Conduta será formado por 3 associados, escolhidos pelo CMC em reunião ordinária, pelo período de 6 meses e sendo permitida a sua recondução ao cargo.
  • Ao Comitê de Conduta cabe avaliar os casos, ouvir as testemunhas e reportar o incidente ao CMC, indicando a veracidade do report, a severidade do caso e responsáveis
  • Cabe ao CMC em reunião ordinária, tomar decisão sobre os casos reportados com base na avaliação do Comitê de Conduta, e documentar em ata, sendo permitido excluir a identificação das pessoas na ata, para preservar a privacidade dos envolvidos.
  • Caso desejem, os envolvidos podem, opcionalmente, fazer um relato oral do incidente perante o CMC. Mas precisarão se ausentar para que o CMC possa discutir o caso e deliberar sem interferencia direta dos envolvidos.
  • Isso também se aplica caso algum dos envolvidos seja membro do CMC. Para evitar que se delibere em causa própria, os envolvidos não podem participar da tomada de decisão sobre o tratamento do incidente (seja por voto ou por consenso).

Comitê de Conduta

Composição do Comitê aprovada na reunião de 15/09/2020 do CMC (Conselho Manda Chuva)

  • Marcelo Campos
  • Marcelo Dente
  • Yumi Ambriola

Mais informações

Veja aqui o Código de Conduta Completo aprovado na reunião de 18/12/2018 do CMC (Conselho Manda Chuva)

Conheça também o código de conduta que esteve vigente de 2011 até Dezembro de 2018.