Mudanças entre as edições de "Calibrador de projetor de video"

De Garoa Hacker Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
m (Criou página com 'Em sistemas de projeção de imagens, muitas vezes precisa-se ajustar/calibrar o projetor de acordo com a geometria e posição da tela. Por exemplo, quando se precisa alinhar as...')
 

Edição das 17h59min de 18 de fevereiro de 2012

Em sistemas de projeção de imagens, muitas vezes precisa-se ajustar/calibrar o projetor de acordo com a geometria e posição da tela. Por exemplo, quando se precisa alinhar as imagens de diversos projetores, para formar uma única grande imagem.

Outro caso é quando a imagem não vai ser projetada numa tela curva. Ou então, quando o projetor não está posicionado exatamente de frente para a tela. Nestes dois casos, a imagem ficaria distorcida.

Se tivéssemos um sistema que detectasse a posição da tela em relação ao projetor, e a sua geometria, poderíamos calcular a distorção causada por esses fatores e corrigir a imagem antes de ser projetada, de forma que a imagem na tela ficasse correta.

Em 2004 um cara chamado Johnny Chung Lee apresentou um paper e um protótipo de um aparelho que usava sensores presos ao redor da tela para permitir esse tipo de ajuste na imagem. Através da projeção de uma sequência de padrões de imagem, ele conseguia detectar a posição da tela e corrigir a imagem projetada.

Em 2011 eu montei um projeto baseado em Arduino que fazia uma engenharia reversa do trabalho do Johnny.

Este projeto agora é a versão 2 do projeto de 2011. O hardware continua baseado em Arduino, porém o software foi modificado: Nesta versão eu estava mais preocupado com a precisão da detecção, por isso substitui os padrões de imagem por 2 feixes de luz que varrem a imagem. Além de mais preciso, essa nova versão tem um visual mais hollywoodiano! :)

Links

Video do projeto de 2011