Guia de Etiqueta para Falar Sobre Hackers

De Garoa Hacker Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar

Motivação

O mundo digital contemporâneo, além de muitos prazeres e facilidades oferece grandes desafios, onde um deles é de nos comunicar sobre os hackers, as ameaças digitais e aqueles que as causam.

Antes de qualquer coisa, hackers não são ameaças! Para saber como o Garoa Hacker Clube entende os hackers clique aqui]

O que segue abaixo é uma tentativa de oferecer algumas expressões politicamente corretas para se referir sobre o que se pensa de hackers assim como de ameaças digitais.

Os termos em itálico é o politicamente incorreto para o contexto e o em negrito o devido.

Termos & Expressões

1) Se foi um crime ele foi praticado por um ciber-criminoso, não afirme que foi praticado por um hacker


2) Se foi ataque a um governo ou algum serviço de utilidade pública notório, afirme que foi um ataque de 'ciber-terrorismo e não que foi um ataque hacker


3) Hacktivismo nem sempre é algo negativo, entenda o contexto, na dúvida empregue o termo ciberativismo que obviamente, é praticado por ciberativistas*


4) Se foi um ataque de extração de dados sensíveis que caracteriza ações de espionagem, afirme que foi uma operação de ciberespionagem ou operação de espionagem cibernética e não que foi um ataque hacker


5) Se foi um ataque a serviços críticos, como sistemas SCADA de Usinas Hidrelétricas, Nucleares, Sistemas de Abastecimento de Água, se limite a afirmar que foi um ciberataque ou (se for o caso) um ataque de ciberterrorismo; e não que foi um ataque de hackers. Lembre-se que uma legítima ciberwar deve ser declarada e por favor, não chame de ataque hacker.


6) Uma brincadeira que não tenha causado mal a ninguém, no qual um sistema foi pervertido por pura brincadeira, mas sem infringir leis, isto sim pode ter sido uma brincadeira de hackers


7) Evite utilizar o termo cracker, ele é muito demodê. E se for referente ao praticante de um crime, ele é um cibercriminoso de atos terroristas é ciberterrorista e for de atos ciberativistas ele é um ciberativista, se for hacktivismo... um hacktivista ou um hacker... entenda o contexto!


8) Crackers quebram sistemas, cibercriminosos praticam crimes, codebreakers descobrem vulnerabilidades e desenvolvem formas de explorá-las em sistemas ou quebram algorítimos criptograficos, hackers praticam o hacking; e você está cercado de frutos de hackings por todos os lados que transformou e ainda transforma o mundo num lugar melhor para se habitar! Não denigra os hackers, não ajude a desistimular os talentos a praticar o hacking que essencialmente e por conceito não é algo ruim!

9) Não use a expressão piratas digitais, você será motivo de chacotas! Use uma das expressões dos ítens acima.

10) Vide o ítem 9, lembre-se os crimes são reais se fosse crime virtual não haveria-se com o que preocupar-se e um bandido ou criminoso virtual também não seria preocupante. Os crimes são reais, no mundo digital que é real. Nada adianta utilizar toda a terminologia recomendada acima se esta gafe real ocorrer.

11) E lembre-se indisponibilidade e sobrecarga de sistemas não é uma invasão, eles podem ser frutos de ciberataques via DDoS ou de outra categoria e não é necessário ser hacker para causá-los. Normalmente isto são ataques de ciberativistas, cibercriminososs, hacktivistas mas não de ciberativistas ou de hackers. Afinal, a quem interessa tirar um site do ar?

O hacker é um ator do mundo, se ele pratica o bem ou mal isto é algo que não é virtude ou desvio exclusivo deste. Da mesma forma que há médicos, advogados, contadores ou indivíduos de qualquer outra profissão que são éticos ou não. Há muitos hackers pelo mundo, a maioria não pratica crimes e não tira do ar sistema de utilidade pública.



Os hackers agradecem! ;-)