História

De Garoa Hacker Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
Primeira sede do Garoa, no porão da CCD. Ficávamos na janela atrás das plantas.
Preparativos da nova sede, em Pinheiros.

A história do Garoa começa muito antes de sua fundação, em 2011. Na verdade, um grande esforço coletivo e colaborativo, iniciado anos antes, foi responsável pelo surgimento da ideia de se criar um hackerspace na cidade de São Paulo.

Germinação

As primeiras discussões sobre a criação do Garoa Hacker Clube começaram a surgir a partir de junho de 2009, com a criação de uma comunidade no Ning, já desativada. Esta comunidade foi fundamental para atrair e aglutinar diversas pessoas que, cada uma por seu motivo, já conheciam o conceito de hackerspace. Foi nesta comunidade que começamos a discutir como viabilizar a ideia, e através dela começamos a mobilizar as pessoas interessadas e planejar o que seria necessário para criar um hackerspace. Um nome provisório foi escolhido: hackerSPace (com SP maiúsculo, e é por isso que até hoje uma de nossas listas de discussão tem esse nome).

Primeiras reuniões

Em janeiro de 2010 realizamos a primeira apresentação pública da ideia do Hackerspace, durante a Campus Party. Além de divulgar a iniciativa, esta apresentação também permitiu que algumas pessoas que se conheciam pela comunidade no Ning se encontrassem pessoalmente pela primeira vez. Diversas pessoas participaram da apresentação e apoiaram a ideia, o que animou o grupo.

No dia 15 julho de 2010 fizemos a primeira reunião presencial com os interessados na criação do hackerspace, no Escritório Piloto da Escola Politécnica (Poli) da USP e com o apoio do PoliGNU (Grupo de Estudos de Software Livre da Escola Politécnica da USP). Nesta época, várias pessoas envolvidas na criação do hackerspace já tinham conexões com a Casa da Cultura Digital (CCD), localizada em uma charmosa vila na Barra Funda, em São Paulo, o que culminou com a cessão de um porão (que, anteriormente, era utilizado para festas) para hospedar o primeiro hackerspace brasileiro.

Era Porão

Assim, no final de agosto de 2010, inauguramos nosso primeiro espaço físico permanente, de apenas 12m². Este espaço foi fundamental para o surgimento do Garoa. Finalmente tínhamos um ponto de encontro, e as atividades não demoraram a surgir. A primeira atividade periódica a ser realizada no Garoa foi a Noite do Arduino, criada em novembro de 2010 e, desde então, realizada sempre às quintas-feiras.

Fundação

No dia 20 de fevereiro de 2011, num animado sábado com o típico fuzzing que permeia o Garoa, durante a Epoch0, realizamos uma Assembleia Geral com o objetivo de fundar a associação Garoa Hacker Clube formalmente. A assinatura da ata ocorreu exatamente a 1298244863 UTC (seconds since 1970-01-01 00:00:00), que é o nosso marco 0, quando passamos a contar o Epoch.

Era Pinheiros

Até o início de 2013, o Garoa Hacker Clube ficou instalado no porão da Casa da Cultura Digital. Em Fevereiro de 2013, o Garoa mudou-se para uma nova sede própria, uma ampla casa em Pinheiros. Lá, conquistamos novos associados, realizamos dezenas de novos eventos, criamos novos espaços e adquirimos mais ferramentas e equipamentos.

Ao final de 2014, já tínhamos mais de 40 associados, que contribuem financeiramente com o Garoa, e cerca de 2100 pessoas em nossa lista de discussão e estimamos que mais de 3.000 pessoas já frequentaram atividades que realizamos desde o princípio.

Atualmente, estamos fazendo melhorias no espaço, organizando eventos regulares, desenvolvendo projetos individuais e coletivos. Também estamos ajudando, na medida do possível, na criação de hackerspaces em outras cidades do Brasil.

Cronologia