Mudanças entre as edições de "Página principal"

De Garoa Hacker Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 53: Linha 53:
   
 
=Reuniões=
 
=Reuniões=
A cada duas semanas realizamos uma reunião presencial em que discutimos quaisquer assuntos propostos e tomamos decisões como mudanças na infraestrutura, compra de equipamentos e organização de eventos, além de socializar e trocar ideias.
+
O [[Conselho Manda-Chuva]], instância deliberativa do Garoa HC, reúne-se toda terceira terça-feira do mês, e é onde são tomadas decisões como mudanças na infraestrutura, compra de equipamentos e organização de eventos:
   
'''Próxima reunião: ''' [[Reunião de 15/03/2011]]
+
'''Próxima reunião:''' [[Reunião de 19/04/2011]]
   
'''Relato da reunião passada: ''' [[Reunião de 22/02/2011]]
+
'''Relato da reunião passada:''' [[Reunião de 15/03/2011]]
   
 
'''[[:Categoria:Reuniões|Histórico das reuniões]]'''
 
'''[[:Categoria:Reuniões|Histórico das reuniões]]'''

Edição das 22h17min de 18 de março de 2011

Bancada de eletrônica numa madrugada sossegada: instrumentos para qualquer projeto que você queira fazer.
Montagem da nossa Impressora 3D
Noite do Arduino, toda quinta, às 19h
Visão parcial da palestra de Python no CarnaHacking 2011.
Nosso espaço é um porão, literalmente
Nossa adesivoteca na entrada do Garoa
Castelinho, entrada do garoa

Garoa Hacker Clube é um hackerspace localizado na cidade de São Paulo. About Garoa (in English)...

O Garoa é um espaço aberto e colaborativo que proporciona a infraestrutura necessária para que entusiastas de tecnologia realizem projetos em diversas áreas, como segurança, hardware, eletrônica, robótica, espaçomodelismo, software, biologia, música, artes plásticas, ou o que mais a criatividade permitir.

Em outras palavras, é um laboratório comunitário que propicia a troca de conhecimento e experiências, um local onde pessoas podem se encontrar, socializar, compartilhar e colaborar.

Após cerca de um ano de discussões através da internet e algumas reuniões presenciais, instalamos nosso primeiro espaço permanente no porão de um pitoresco castelinho. Temos multímetros, osciloscópio, fonte regulada, gerador de funções, uma Makerbot, componentes eletrônicos, Arduinos, equipamentos de solda, todo o material necessário para construir placas de circuito impresso, um computador com impressora laser (para fazer as PCBs), uma microrretífica Dremel com diversos acessórios, ferramentas diversas para trabalhos de marcenaria, eletrônica e mecânica, centenas de CIs diversos e muito hardware velho para ser reaproveitado.

Como chegar

O Garoa fica no porão da Casa da Cultura Digital (CCD).

Estamos a 5 minutos de caminhada do metrô Marechal Deodoro (Linha 3 - vermelha) e a região é servida por diversas linhas de ônibus.

   Endereço: Rua Vitorino Carmilo, 459 - Santa Cecília
             São Paulo, SP, Brasil - CEP 01153-000

Saiba mais.

Participe

A participação nas atividades do Garoa é aberta a todos os interessados, independente de sua área de conhecimento e experiência. Em geral, o espaço e a infraestrutura podem ser usados por todos, mas apenas os membros tem a chave do local.

O primeiro e mais importante passo para participar é fazer parte de nossa lista de discussão. Saiba mais.

Nós realizamos uma reunião a cada quinze dias, geralmente nas terças. Fique atento a esta página e à lista de e-mail para maiores informações. Também costumamos nos encontrar no porão nos finais de semana e em alguns dias da semana, geralmente à noite. Saiba mais.

Quando estamos online e à toa podemos ser facilmente encontrados no canal #hackerspace-sp da FreeNode. Saiba mais.

Eventos editar

O Garoa realiza diversos eventos para promover a troca de conhecimento. Normalmente os eventos são sugeridos, discutidos e confirmados na lista de discussão do Garoa, antes de serem anunciados oficialmente (exceto para os eventos regulares). Qualquer pessoa pode sugerir um evento ou atividade, basta tomar a iniciativa.

Veja nossas dicas de como criar um evento.

Fora menção em contrário, todos os eventos ocorrem sempre na sede do Garoa, são gratuitos, de participação aberta a todos (associados ou não), e não é necessário fazer inscrição prévia (basta aparecer no dia e hora marcados).

Essa lista pode estar incompleta. Para saber mais sobre nossos eventos, fique sempre atento a anúncios no nosso site, no canal do telegram , na lista de discussão, no Facebook no identi.ca ou no twitter. Todos os eventos, inclusive passados, estão listados aqui.

Próximos eventos editar

#FiqueEmCasa

Por causa da pandemia de Coronavírus, estamos evitando a realização de eventos presenciais na sede do Garoa Hacker Clube, mantendo atividades remotas e online. Os eventos presenciais estão limitados a ocupação de 7 pessoas, sendo obrigatório o uso de máscara e higienização com álcool gel.

Veja também essa nossa página: COVID-19.

Informações mais atualizadas sobre os eventos são divulgadas na nossa lista de discussão.

Eventos regulares e pseudo-regulares

Temos alguns eventos que acontecem semanalmente, mensalmente ou quase todo o mês.

Fora menção em contrário, todos os nossos eventos ocorrem sempre na sede do Garoa, são gratuitos e de participação aberta a todos (associados ou não). Basta aparecer na data e hora marcadas.

Atenção!
Esta página contém uma lista de atividades que costumam
acontecer com alguma periodicidade no Garoa.

Entretanto, pode haver datas em que as atividades sejam canceladas,
ou não haja ninguém disponível para ir abrir o clube.

Para ter certeza que uma atividade vai mesmo acontecer, por favor
consulte a agenda semanal que consta em nossa página principal
na coluna Próximos Eventos.

Quinzenais (verificar na agenda de cada semana)

Mensais





Proponha um evento

Eventos ou encontros podem ser propostos e realizados por qualquer frequentador do espaço, associado ou não. Faça aqui sua oficina, palestra, encontro ou bate-papo. Também podemos ceder o nosso espaço qualquer dia que não tenha uma programação fixa para a realização de eventos regulares (ou não) de comunidades, coletivos ou grupos de usuários interessados em temas relacionados à cultura hacker em geral.

Caso queira realizar seu evento no Garoa, primeiro fale conosco através da nossa lista de discussão. Envie uma mensagem descrevendo a sua proposta e nos avisando que dia pretende realizar o seu evento para conversarmos sobre a proposta. Se não houver impeditivos, bastará então divulgar o evento aqui nesta página.

Veja nossas dicas de como criar um evento aqui.

Reuniões

O Conselho Manda-Chuva, instância deliberativa do Garoa HC, reúne-se toda terceira terça-feira do mês, e é onde são tomadas decisões como mudanças na infraestrutura, compra de equipamentos e organização de eventos:

Próxima reunião: Reunião de 19/04/2011

Relato da reunião passada: Reunião de 15/03/2011

Histórico das reuniões

Apoie

Por princípio, o Garoa é financiado majoritariamente por seus próprios membros, e também por algumas doações de simpatizantes. Você pode contribuir financeiramente com o Garoa tornando-se um membro fundador, contribuindo com mensalidades ou fazendo doações em dinheiro ou equipamentos novos, usados e até mesmo quebrados.

Documentos e informações úteis

História: tentativa de (breve) registro histórico do Garoa.

Biblioteca: uma lista (provavelmente incompleta) das publicações que estão disponíveis em nossa biblioteca para consulta.

Lista de Recursos: materiais e equipamentos que temos e/ou que precisamos para os projetos.

Delivery: para quando bater aquela fome, mas o espírito hacker não deixa você levantar da cadeira.

Lista de doações: promessas de doações ou doações já feitas ao Garoa.

Previsão de gastos: tentativa de estimar nosso custo fixo mensal.

Estatuto: discussão e redação do estatuto da associação sem fins lucrativos que fundamos para dar apoio a nossas atividades.

Chamada Fundadores: texto de divulgação.

Imprensa: Informações úteis para a imprensa

Projetos

Lista (possivelmente incompleta) de projetos em execução ou ideias de projetos. Ver todos os projetos em Projetos.

Status

O Garoa-HC já está em funcionamento!

As primeiras discussões sobre a criação do espaço começaram em junho de 2009, em uma comunidade no Ning, já desativada.

Em julho de 2010 fizemos uma primeira reunião presencial, que vem se repetindo regularmente, e desde o final de agosto temos um espaço físico permanente de 12m² na Casa da Cultura Digital. Já temos aproximadamente 15 membros que contribuem financeiramente e mais de 120 pessoas em nossa lista de discussão.

Atualmente, estamos fazendo melhorias no espaço, começando a organizar eventos regulares, desenvolvendo projetos e trabalhando na constituição de uma associação sem fins lucrativos para dar apoio administrativo e financeiro para nossas atividades.