Mudanças entre as edições de "Permacultura Urbana"

De Garoa Hacker Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com ' ==Grupo de estudos Permacultura Urbana e Sustentabilidade no Garoa Hacker Clube== '''O que:''' Grupo de estudos experimental Permacultura Urbana e Sustentabilidade '''Quan...')
(Sem diferença)

Edição das 18h09min de 15 de novembro de 2018

Grupo de estudos Permacultura Urbana e Sustentabilidade no Garoa Hacker Clube

O que: Grupo de estudos experimental Permacultura Urbana e Sustentabilidade
Quando: Quarta-feira, dia 28 de novembro das 19:30h às 22:00h.
Onde: Na Sede do Garoa Hacker Clube.
Associado responsável: Sandro Friedland

Primeiros Passos

Arquivo:Permacultura.jpg

O que é Permacultura

A permacultura é um sistema de princípios agrícola e social de design centrado em simular ou utilizar diretamente os padrões e características observados em ecossistemas naturais. O termo permacultura foi desenvolvido por David Holmgren, então um estudante de pós-graduação e seu professor, Bill Mollison, em 1978. A palavra permacultura referia-se originalmente à "agricultura permanente",[1][2] mas foi expandida para defender também a "cultura permanente", como se entendeu que os aspectos sociais eram parte integrante de um sistema verdadeiramente sustentável, como se inspira na filosofia da agricultura natural de Masanobu Fukuoka. (Wikipedia)

O que é Permacultura Urbana

A Permacultura é também um jeito de existir no mundo, uma forma de olhar. E essa cultura pode ser transportada pra onde a gente for, inclusive na cidade. Um exemplo de permacultura nas cidades são as hortas comunitárias, o movimento dos Hortelões Urbanos, as compostagens domésticas e condominiais, os projetos de edible cities (Cidades Comestíveis: transformar a cidade num pomar), a iniciativa da Aliança Pela Água que cuida da gestão urbana de água, o movimento Transition Towns, as Universidades da Paz... são várias iniciativas.


2018-NOV-28

Primeiro Encontro do Grupo

Objetivos do dia

* bate papo sobre Permacultura Urbana
* Como transformar o Garoa e o entorno (o bairro de Pinheiros) pelos princípios da Permacultura Urbana