Retroprogramação/EPROM

De Garoa Hacker Clube
< Retroprogramação
Revisão de 18h41min de 29 de setembro de 2013 por Juca (discussão | contribs) (Criou página com 'Ferramentas essenciais para criação de emuladores e para desenvolvimento de firmwares alternativos para hardwares antigos são os leitores e os gravadores de EPROM. No garoa...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Ferramentas essenciais para criação de emuladores e para desenvolvimento de firmwares alternativos para hardwares antigos são os leitores e os gravadores de EPROM. No garoa temos alguns equipamentos que podem ser usados para esse fim.

TEXTOOL 904BN

Essa plaquinha consiste em 4 soquetes ZIF (Zero Input Force) de 28 pinos ligados a um barramento duplo de pinos. Não há lógica adicional nesta placa, portanto ela parece ideal para ligarmos em uma protoboard por meio de um cabo flat e criarmos o nosso próprio dumper de EPROM usando o Arduino.

MTE-271

Este equipamento é um gravador de EPROM com 1 soquete ZIF de 28 pinos. Ele tem um transformador para fornecer os níveis de tensão necessários para a gravação de uma EPROM. Possui uma interface de porta paralela. Supostamente toda a lógica de controle da gravação é feita por um software proprietário e que só roda em MSDOS. Talvez seja possível utilizar um adaptador de USB para porta paralela e escrever um software livre para gravar EPROMs com esse equipamento. Me parece bastante razoável acreditar que seja possível também fazer dumps de EPROM com esse equipamento.