Be Excellent to Each Other

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

O lema "Be excellent to each other" faz parte da cultura dos hackerspaces e está presente em vários espaços, eventos e atividades de diversos hackerspaces em todo o mundo. Ele pode ser encontrado na parede do Noisebridge (o hackerspace de São Francisco), na contra-capa do Passaporte Hacker e até mesmo no Manual do Associado do Garoa. Também era frequetemente ouvido durante o CCCamp, realizado há poucas semanas atrás na Alemanha. Mas você sabe o que quer dizer?

O espírito da mensagem é que cada um de nós deve se esforçar para ser o melhor possível no relacionamento com os outros - algo extremamente importante quando vivemos em comunidade, uma vez que é o espírito de respeito, união e cooperação que mantém uma comunidade coesa.

Esse lema faz parte da cultura dos hackerspaces e é uma referência retirada do filme "Bill and Ted's Excellent Adventure", de 1989, que tem uma passagem aonde os personagens principais soltam esta frase.

Beexcellent.jpg

Nas palavras do Mitch Altman, um dos fundadores do Noisebridge, este é “Um ótimo conselho em um filme ruim”.

É importante lembrar também que o princípio de "be excellent to each other" se aplica nos dois sentidos: devemos respeitar a todos e devemos ser igualmente respeitados. De nada adianta cobrar este princípio dos demais frequentadores do hackerspace se você mesmo não o segue.

Esse é o espírito central do Noisebridge, que nós também resolvemos adotar no Garoa, valorizando o fato de que todos são co-responsáveis por manter um ambiente saudável no Garoa, respeitando sempre o próximo. Infelizmente ainda não encontramos uma tradução adequada para essa frase, que faça justiça com sua grandeza.