Como foi a Co0L BSidesSP v5

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

No dia 19 de Maio de 2013 (um domingo ensolarado), o Garoa Hacker Clube realizou a quinta edição da Conferência O Outro Lado - Security BSides São Paulo (Co0L BSidesSP), como parte do apoio ao evento You Sh0t the Sheriff (YSTS), uma das mais importantes conferências de segurança brasileiras.

Nesta edição nós recebemos 196 participantes (incluindo palestrantes e staff) na FATEC de São Caetano do Sul, e trouxemos várias novidades, começando pela localização, a Hacker Job Fair e uma sala dedicada para lojinhas e "descompressão".

Sobre o espaço, nesta edição decidimos realizar a Co0L BSidesSP em um local externo, que desse a possibilidade de receber mais participantes e diversas atividades simultâneas com conforto. Embora nós gostemos muito da sede do Garoa, mesmo a nova sede não permitiria realizar tantas atividades com tantas pessoas. Assim, o evento aconteceu na FATEC de São Caetano do Sul, que gentilmente nos ofereceu a possibilidade de usar o auditório e as salas de aula. E ainda por cima ganhamos o gramado externo, que acabou sendo uma área excelente para o pessoal ficar ao sol, conversando, bebendo ou comendo.

O Alan Carvalho, coordenador e professor da FATEC SCS, nos procurou e ofereceu o espaço da faculdade, além de nos dar total apoio para a realização da Co0L BSidesSP lá, em conjunto com a Diretora, Profa e Dra. Adriane Monteiro Fontana. Durante o evento tivemos muita ajuda do pessoal da faculdade, em especial o coordenador e professor Adilson, o Dimas (também professor da FATEC SCS) e a encantadora Samara. Todos foram muito receptivos e colaboraram da melhor forma que puderam, contribuindo para o resultado obtido. A atenção que nos foi dada superou todas nossas expectativas e nos deixou muito satisfeitos pela opção que fizemos.


Participantes no gramado da FATEC SCS, aproveitando o evento para conversar.


O espaço da FATEC SCS nos permitiu dividir bem as atividades, com cada oficina ocorrendo em uma sala própria, espaçosa. As palestras foram realizadas no auditório e em uma sala específica, enquanto cada trilha de oficinas tinha uma sala própria para ela - tudo isso com muito espaço disponível para os presentes. Também tivemos uma sala dedicada para descompressão, com lojinha do SJC Hacker Clube e da Cervejaria Brau Von Hacker, além de uma piscina de bolinhas!


Foto panorâmica da Palestra sobre Lockpicking, do Victor Scattone, "mestre-lockpicker" do Garoa.


Com o apoio da Vagas.com.br, tivemos a primeira edição da "Hacker Job Fair", uma iniciativa para aproximar os participantes do mercado de trabalho.

Outra novidade foi que incluímos uma pequena pesquisa no formulário de inscrição, que nos permitiu traçar o perfil do público do evento. Nesta edição tivemos um total de 196 pessoas presentes, o que poderia ter sido maior se não fosse a alta quantidade de no-show: 47% dos inscritos não apareceram (o que é uma pena, pois eles tomaram espaço de pessoas que gostariam de ter vindo no evento). Pudemos perceber, pela pesquisa, que a maioria dos inscritos tem bastante experiência: 59% declararam que já trabalham na área e a média de idade foi de 27.9 anos.



Apesar disso, poucos participantes (cerca de 1/3 dos presentes) iriam participar da You Sh0t the Sheriff, o que mostra que nosso evento serviu como uma oportunidade para atrair este público de "excluídos". Apenas 25% já participaram de alguma das edições anteriores da Co0L BSidesSP, mas a grande totalidade considera o evento excelente, o que só faz aumentar a nossa responsabilidade em continuar oferecendo um evento de qualidade, com ótimas palestras, bem organizado e, ao mesmo tempo, descontraído.



A Co0L BSidesSP é uma mini-conferência sobre cultura hacker e segurança da informação organizada pelo Garoa Hacker Clube, que faz parte do circuito global de conferências “Security B-Sides” existentes em mais de 35 cidades de dez países diferentes. O evento é voltado para a comunidade, com diversas atividades distribuídas em duas trilhas de palestras técnicas e duas trilhas de oficinas. Veja aqui como foram todas as edições da Co0L BSidesSP.

A quinta edição da Co0L BSidesSP contou com o patrocínio da Trend Micro, da Cipher e da Tempest Security Intelligence, e foi realizada graças ao apoio da FATEC de São Caetano do Sul.

A próxima edição será no dia 06 de Outubro de 2013. Até lá :)

--Anchisesbr (discussão) 00h22min de 27 de junho de 2013 (BRT)