Dungeons & Velociraptors 17-03-2014

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Neste dia decidimos jogar o Colonizadores de Catan, um jogo relativamente popular de estratégia, que adquirimos recentemente. O Catan que temos no Garoa permite até 4 jogadores (existe uma extensão que permite até 6 jogadores) e é um jogo relativamente longo: cada partida dura em torno de 2 a 3 horas.


Cada jogador contrói estradas, aldeias e cidades em sua rodada, de acordo com a quantidade de recursos que acumulou até o momento (por exemplo, para construir uma estrada são necessários um recurso de madeira e um de tijolo). Cada hexágono do tabuleiro representa um terreno que produz um recurso natural específico. As estradas são construídas nas arestas dos hexágonos a partir das aldeias e cidades, que podem ser construídas nos cantos (desde que não tenha nenhuma aldeia ou cidade de um competidor próxima). A rodada começa jogando os dados, que vão indicar um terreno no qual seus recursos serão entregues aos jogadores que tenham construído uma aldeia ou vila em algum dos seus cantos.

O comércio de recursos entre todos os jogadores é permitido, desde que envolva o jogador que rolou os dados, e ainda há os portos aonde o jogador pode trocar recursos com a banca se tiver construído uma aldeia ou cidade. Há ainda o ladrão: sempre que um jogador tirar 7 nos dados, pode mover uma peça que representa o ladrão para um hexágono de terreno, e então este jogador pode roubar uma carta de recursos de um dos jogadores presentes nesse hexágono. O hexágono onde o ladrão está colocado torna-se improdutivo enquanto o ladrão estiver lá. Ao final, ganha o jogo quem somar 10 pontos, correspondentes a construções que possui (cada aldeia vale 1 ponto e cada cidade vale 2 pontos), além de pontos ganhos com cartas especiais (que valem 1 ponto cada) ou por conseguir a maior rota ou o maior exército (2 pontos cada).

Uma boa dica para quem quer aprender o Catan é assistir o episódio sobre ele no TableTop.

--Anchisesbr (discussão) 13h20min de 1 de abril de 2014 (BRT)