Bolinho de Chuva

De Garoa Hacker Clube
(Redirecionado de Impressora 3D)
Ir para: navegação, pesquisa
Este equipamento não está mais disponível no Garoa.
Em Abril de 2014 a impressora 3D "Bolinho de Chuva" foi doada ao
Sabugosa Hacker Clube em São José dos Campos.

Mais info aqui.

Aproveitando a viagem do Juca a Nova Iorque, em novembro de 2010 adquirimos um Ultimate Kit para a montagem de uma Makerbot CupCake CNC. A máquina já está montada, com um ou outro problema de calibração, mas já conseguimos imprimir alguns modelos mais simples. Em breve postaremos fotos da montagem e do funcionamento. A máquina foi doocraticamente batizada de Bolinho de Chuva.

Hacks

   Documentar aqui hacks instalados na Bolinho de Chuva:
  • Localização da placa controladora do Plastruder MK5
  • Uso de arroelas pra fixar pinos tensionados por correias
  • (Deprecated) Uso de disquete + fita banana como base
  • Os parafusos da extrusora foram trocados substituídos por peças com cabeça menor para permitir a instalação da escova da plataforma automática.
  • Wobble Arrester da natetrue instalada em um dos pontos de fixação da plataforma da extrusora evita a perda de passo devido a imperfeições nos parafusos do eixo Z.
  • Um par de fios liga diretamente a UART da placa mão à da placa extrusora, contornando o RS485. Este hack foi feito para corrigir um defeito no chip da extrusora que impedia, de maneira intermitente, a comunicação entre as placas, e pode ser implementado porque, na Bolinho de Chuva, a controladora de extrusão não está presa na cabeça do extruso.

Calibração

Para calibrar a Makerbot, seguir este tutorial: [1]

Verificar se a motherboard do extruder está funcionando adequadamente. Após dar o upgrade do firmware, não refiz o commit das configurações e a temperatura era medida como 250 graus.

Colocar o bico do extruder bem próximo à base, fazendo com que o filamento seja depositado de modo "achatado".

(colocar informações específicas e o que é útil do tutorial aqui)

Impressão

Se você nunca usou uma impressora 3D e não se sente seguro para operar a máquina, considere participar ou solicitar uma Oficina Bolinho de Chuva.

O Miojo do Mal está temporariamente desligado durante a expansão do Garoa. Por enquanto, use o seu computador.


A Bolinho de Chuva está ligada ao Miojo do Mal, que conta com todos os aplicativos necessários para a sua configuração. Além disso, os parâmetros dos Skeinforge e do ReplicatorG instalados no Miojo do Mal já estão ajustados apropriadamente.

Mais ainda: durante toda a impressão (que pode levar mais de uma hora, ou muito mais no caso da impressão de várias peças) o computador deve estar ligado e conectado à impressora 3D.

Por esses motivos, por favor, use sempre o Miojo do Mal para executar as impressões. As dicas para ajustar a impressora mais abaixo ficam como auxílio para ocasiões em que a impressora deve ser desligada do Miojo do Mal (por exemplo, se for deslocada por algum motivo ou em caso de pane do Miojo do Mal).

Alternativamente, pode-se usar a impressão via SD. Simplesmente por não depender de comunicação USB, ela permite comandos mais rápidos e está menos propensa a problemas, mas ainda precisa ser corretamente testada (e é preciso um gravador de SD no Miojo do mal).

Imprimindo usando o Miojo do Mal

Este tutorial é baseado em [2]. Ao imprimir arquivos STL do Thingiverse, ignorar a parte em que ele fala sobre o Skeinforge pois o ReplicatorG já suporta STL (Skeinforge embutido).


Imprimindo usando outro computador

Proto-passo-a-passo:

  1. Averigue se a versão do ReplicatorG é compatível com o firmware da Bolinho de Chuva. O atualmente recomendado é o ReplicatorG 26.
  2. Conectar a máquina
  3. Entrar no Control Panel
    1. Setar a temperatura de extrusão para 220ºC -> deixar a cabeça pré-aquecida agiliza o início da impressão. Porém, não se deve deixar a cabeça aquecida por um longo período sem usar.
    2. Setar a temperatura da mesa em 120ºC. Deixe esta temperatura estabilizar antes de inicia a impressão.
    3. Setar os zeros
      1. O eixo Z deve ser posicionado rente à plataforma, o mais próximo possível sem efetivamente tocar na superfície. A altura relativa da primeira camada deve ser determinada pelo Skeinforge.
      2. Se a makerbot estiver desligada, os eixos X e Y podem ser ajustados à mão.
      3. O eixo Z também pode ser ajustado a mão, usando o parafuso indicado na parte superior da carcaça. Porém, isto só é prático para distâncias muito pequenas.
  4. Fechar o control panel
  5. Abrir o STL
  6. Clicar em Generate GCode
  7. Escolher makerbot-mk5-automated-platform-abs
    1. As configurações que vem por padrão no ReplicatorG funcionam, mas não ão ótimas. Aylons tem feito um esforço de otimização, conforme o caso, peça a ele a versão atual dos parâmetros de Skeinforge para a Bolinho de Chuva.
  8. Clicar em "build"

(colocar informações específicas e o que é útil do tutorial aqui)

Debugging

Rodada de Debugging 06/11

16/06/2011: a Bolinho de Chuva funcionou perfeitamente com as versões de firmware 2.4 (motherboard) e 2.5 mk5 with relays (extruder). A versão do ReplicatorG era a 0021, a que eu uso no meu note desde que temos a impressora. Portanto, acredito que o replicatorg não seja a fonte dos problemas que estávamos enfrentanto. Talvez a temperatura ambiente??? --Pitanga 21h47min de 19 de junho de 2011 (PDT)

18/06/2011: ela imprimiu outra peça muito bem - A versão do replicator era a 0025, com Gcode gerado usando o Skeinforge 31 e o profile padrão "cupcake-acrylic-platform-ABS". Aylons está começando o processo de calibração para fazer novos testes.

19/06/2011: Acabei a impressão do apito, sem nenhum problema. Amanhã pretendo imprimir peças de calibração, ajustas os parâmetros do Skeinforge e publicar neste wiki. Uma das dicas para uma boa impressão é um ajuste fino do eixo Z usando o raft (cama) como parâmetro - o bico deve ficar rente à base, mas o ABS depositado sobre ela para fazer o raft não deve adquiri textura, ficando perfeitamente liso e achatado por cima. Aylons Hazzud 21h41min de 19 de junho de 2011 (PDT)

20/06/2011: Não sei como ficou a alça do apito na última impressão. No entanto, considerando como a alça ficou em 16/6, e lendo [3], acho que dá pra entender um pouco. Na alça, várias camadas são depositadas em um curto espaço de tempo. Isso faz com que uma camada seja depositada sobre uma ainda quente, portanto dilatada e sem firmeza para receber a camada seguinte. --Pitanga 21h47min de 19 de junho de 2011 (PDT)

20/06/2011: Outro ponto fácil de perceber é que, durante a subida, a plataforma dá uma dançada devido à imperfeição dos eixos z. A referência anterior menciona isso, e aponta para uma solução (que eu já havia visto mas não tinha dado bola): wobble arrester. --Pitanga 21h47min de 19 de junho de 2011 (PDT)

20/06/2011: Justamente! Eu havia percebido isso, mas tinha deixado isso na minha memória como "algo para verificar quando buscar mais precisão". E eu já estava lendo o [4] para ver como fazer isso. Aylons Hazzud 09h22min de 20 de junho de 2011 (PDT)

11/07/2011 Uma possível causa para o problema original (Toolhead 0 not found) pode ter sido encontrado: o motor DC poderia estar entrando em curto ou em aberto devido a uma emenda ruim no cabo que o liga à placa controladora de extrusão. Isto pode ser a causa do problema antigo e foi descoberto quando o motor de extrusão parou de funcionar durante uma impressão. Aylons Hazzud 16h45min de 11 de julho de 2011 (PDT)

Rodada de Debugging 01/12

Com a ajuda de Diógenes, Aylons Hazzud passou algumas noites depurando a eletrônica da Makerbot afim de descobrir a origem do problema de comunicação entre a Motherboard e a Toolhead.

Após descobrirem que a causa era o chip 75176 (driver RS485) da Toolhead, Aylons Hazzud soldou um fio ligando os sinais da UART do AVR da controladora diretamente na UART do AVR da Toolhead.

Aparentemente, o firmware 3.0 não funciona com este hack sem alterações, e por isto o firmware atual é o 2.3 na Motherboard e 2.5 na Toolhead.

Novos chips já foram encomendados para substituir o atual, mas não há previsão para instalá-los. A única razão para isso seria a compatibilidade com outras versões de firmware. Aylons Hazzud 16h19min de 14 de janeiro de 2012 (PST)

Referências