X-meetup
Que o brasileiro é criativo todos nós sabemos, mas precisamos trabalhar essa característica para que projetos saiam do papel e sejam comercialmente viáveis, tornando-se importantes ferramentas transformadoras em nossa sociedade.
O empreendedorismo é capaz de assumir um papel coadjuvante na melhora de distribuição de renda em nosso país, mas para isso precisamos sair da zona de conforto e colocar as mãos na massa.
São várias as lições de casa que devemos fazer, pois é necessário um bom preparo e muita força de vontade para conseguir viver de suas próprias iniciativas.
Precisamos inserir em nossa sociedade uma cultura mais empreendedora e capaz de assumir riscos.
Em um passado não muito distante não havia disponível dinheiro no mercado para tirar grandes ideias do papel, mas hoje o país está em evidência e investidores caçam empreendedores para colocarem seus projetos em prática, mas além desse modelo exite o Crowd Funding que dá a possibilidade do empreendedor desenvolver sua ideia e disponibiliza-la de forma mais tranquila correndo menores riscos.
Apareça se você é daquelas pessoas que encaram problemas como grande oportunidades, essa é a hora de falar sobre suas iniciativas e compartilhar o seu conhecimento.
Objetivo
Apresentar a todos os participantes estudos de casos seja de sucesso ou não, além de procurar criar um ambiente que incentive a discussão em torno de ideais inovadoras, buscando sempre métodos de torna-las comercialmente viáveis.
Público alvo
Pessoas com diferentes formações, veia empreendedora, dispostas a compartilhar experiências e correr riscos.
Quando
A data oficial de nosso encontro será todo o primeiro sábado de cada mês, sendo realizado das 14:00 às 16:00.
O que trazer?
Força de vontade e alguns quitutes.
Inscrição
A atividade é gratuita, basta aparecer e claro não se esqueça dos quitutes.
Startup
Um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.
Investidor Anjo
É um profissional, geralmente experiente e bem sucedido que dedica-se como mentor auxiliando empreendedores que estão na fase inicial de novos negócios e produtos.
Venture Capital
Conhecido também como capital de risco ou capital empreendedor, Trata-se de um aporte ou injeção de dinheiro feito por uma empresa de investimentos tendo como contrapartida o recebimento de participação societária/acionária. Uma VC proporciona que statups tenham melhores condições de estruturarem sua operações, estabelecerem-se e crescerem sem depender de fluxo de caixa.
Private Equity
Investimentos de grande porte em companhias grandes, esse aporte costuma ser posterior a investimentos de VC.
Literatura
- Pai rico, pai pobre, Robert T. Kiyosaki - Mesmo sendo antigo a leitura é indicada.
- Investidor anjo, Cassio A. Spina
- Como conseguir dinheiro, Michael A. Lechter
- Startup, Jessica Livingston
Dicionário
Links Interessantes
Encontros
Antes de sair de casa, confira sempre se o encontro da semana está confirmado.
03/03/2012
- Startup Ter ou não ter? Eis a questão!