Mudanças entre as edições de "Noite do Arduino"
Linha 51: | Linha 51: | ||
Vou levar também a minha "centrífuga" (uma ventoinha de PC ligada a uma fonte de tensão variável) com imãs instalados, para medirmos a sua rotação. |
Vou levar também a minha "centrífuga" (uma ventoinha de PC ligada a uma fonte de tensão variável) com imãs instalados, para medirmos a sua rotação. |
||
− | Quem vem: DQ, <coloque o seu nome> |
+ | Quem vem: DQ, Heitor, <coloque o seu nome> |
==30/06/2011== |
==30/06/2011== |
Edição das 09h22min de 5 de julho de 2011
Histórico
Na reunião de 16/11 Pitanga e Agaelebe decidiram se encontrar toda quinta-feira, a partir das 19h, para aprender, ensinar, construir e fuçar em Arduinos. Fica instituída, então, a Noite do Arduino - evento aberto a todos! Se você não tiver um Arduino não tem problema, nós temos alguns para emprestar!
A partir de 9/6/11 a atividade passou a ser coordenada por DQ.
A Noite do Arduino é uma oportunidade para aprender, ensinar, construir e fuçar na plataforma aberta de prototipação de hardware que se popularizou rapidamente devido ao seu baixo custo e à sua facilidade de uso.
Não há uma programação fixa: a ideia é que os interessados se encontrem e os projetos surjam espontaneamente. Não é preciso ter conhecimento prévio e nem possuir um Arduino - temos alguns que poderão ser usados pelos participantes. Para quem já tem algum conhecimento que queira compartilhar, reservaremos um tempo para lightning talks.
O evento é aberto a todos e a participação é gratuita. Não é necessário fazer inscrição prévia, é só aparecer. Se possível, traga seu notebook. Nós instalaremos o ambiente de desenvolvimento do Arduino, que será necessário para compilar e carregar os programas que serão rodados nele.
Arduino
Arduino é uma plataforma aberta e de baixo custo para prototipação de hardware. Além de uma placa controladora programável, possui uma IDE de fácil uso e uma linguagem parecida com C, mas bem simplificada, além de inúmeras bibliotecas. Com o Arduino é possível controlar motores, sensores, LED's, auto falantes e robôs, entre outros.
Saiba mais sobre o Arduino:
Encontros
Antes de sair de casa, confira sempre se o encontro da semana está confirmado.
07/07/2011
Evento confirmado.
Vamos projetar um conta-giros, usando sensores de efeito Hall. Estarei levando dois tipos de sensores, um com saída analógica (Allegro A1321) e outro de saída digital (US1881) e alguns imãs. Estes sensores permitem detectar a proximidade de imãs (o primeiro fornece uma tensão proporcional ao campo magnético e o segundo muda o estado da saída quando ocorre uma inversão do campo). Para apresentar o resultado teremos um display LCD alfanumérico e, para os mais audaciosos, um display LED de 7 segmentos com 4 dígitos.
Datasheets:
Vou levar também a minha "centrífuga" (uma ventoinha de PC ligada a uma fonte de tensão variável) com imãs instalados, para medirmos a sua rotação.
Quem vem: DQ, Heitor, <coloque o seu nome>
30/06/2011
Brincamos de controlar um ventilador AC com um relê.
Quem veio: DQ, Oda, <coloque o seu nome>
23/06/2011
Evento confirmado.
Quem vem: DQ, Oda, <coloque o seu nome>
16/06/2011
Brincamos um pouquinho com o vídeo no processing, depois ficamos ligando e desligando loucamente leds e uma lampada com o rele controlando com o potenciometro!
Quem veio: Oda, Thiago Lechuga
09/06/2011
Começamos piscando LED (para não perder o costume) e depois brincamos com um servomotor do Oda. Conseguimos controlar a posição do servo através de um potenciômetro e de um LDR (sensor de luz). Mais pro final, colocamos 2 motores (um preso ao outro) ao invés de 1 só pra controlar em 2 eixos). E tentamos integrar o arduino com processing para selecionar o framerate de um vídeo que está tocando usando um potenciômetro (teve problema na comunicação serial).
As atividades foram feitas com um Boarduino[1] espetado em uma breadboard. Além disso o Oda levou um Arduino Mega e um Teensy[2], mas não tivemos tempo de mexer com eles.
O Alberto levou a sua coleção pessoal, o destaque foram dois shields: o Color LCD [3] e a WiShield [4]. Como demonstração tinha uma aplicação que mostrava no LCD um relógio "analógico" com a hora sendo obtida via WiFi de um servidor NTP.
Quem veio: DQ, Thiago Lechuga, Oda, Aleph
24/02/2011
Evento confirmado. Além do Arduino, desta vez Aylons vai mostrar como programar o MSP (usado no Launchpad, placa similar ao arduíno produzida pela Texas) usando software livre.
Quem vem: Juca, Aylons, ???, profit
10/02/2011
Evento confirmado. Vou usar Arduino para controlar um painel de displays de 7 segmentos do qual fizemos engenharia reversa.
Quem vem: pitanga, juca
obs: o evento será na área de convivência da casa pois o interruptor do porão está com problema.
27/01/2010
Evento confirmado! RepRapeiros a caminho...
20/01/2010
Noite do arduino com extrapaulistanos abduzidos da campus party
13/01/2010
Noite do arduino com novatos mexendo no software e jedis brincando com displays!
23/12/2010
Evento confirmado! Depois a Noite do Arduino entra em recesso e volta no dia 13/1/2011.
16/12/2010
Provavelmente não haverá evento nesse dia, a não ser que alguém que tem a chave possa comparecer.
09/12/2010
- Instalamos o software do Arduino nas máquinas das pessoas.
02/12/2010
Horário: 19h
Presentes: pitanga (talvez), robas (está com a chave), DQ, (ponha seu nome aqui)
25/11/2010
Ao contrário do que foi anteriormente divulgado, nesse dia haverá SIM Noite do Arduino.
Horário: 19h
Local: sede do Garoa (Casa da Cultura Digital)
Presentes: aylons, robas, hgfernan (a confirmar)
18/11/2010
Horário: 19h
Local: Casa da Cultura Digital
Presentes: pitanga, agaelebe, robas, Solstag, techknight, (seu nome aqui)
Foi proposto fazer o encontro em parceria com a Quinta Livre, com uma palestra introdutória sobre Arduino.
Divulgação
Para divulgar o evento veja Noite do Arduino/Divulgação