Hackathon Carnahacking 2017

De Garoa Hacker Clube
Revisão de 17h59min de 14 de fevereiro de 2017 por H00man (discussão | contribs) (Criou página com 'Possível hackathon para o Garoa durante o carnahacking 2017 https://www.garoa.net.br/wiki/Carnahacking_2017 Objetivo Criar projetos para o Garoa, para usar em atividades,...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Possível hackathon para o Garoa durante o carnahacking 2017 https://www.garoa.net.br/wiki/Carnahacking_2017


Objetivo

Criar projetos para o Garoa, para usar em atividades, decoração, e diversão.

Temos um lote de ESP8266 para usar, possibilitando projetos com redes, wifi, interferências e intervenções, interconexões, eletrônica, programação…

https://en.wikipedia.org/wiki/ESP8266

Estamos pedindo doações para servir de prêmios! Por enquanto temos alguns nodemcu, Arduínos, e camisetas.

Um modelo para inspirar é algo tão popular quanto o Garoa Dojo Shield.

https://garoa.net.br/wiki/Garoa_Dojo_Shield https://www.youtube.com/watch?v=jVyhcDPrWsA

O Garoa Dojo é a atividade mais frequente feita no Garoa desde uns 40 mil anos atrás. Está ficando antigo, precisamos outros que cheguem à altura.

É um kit que contém um hardware que fizemos, pequeno, portátil e durável. Tem vários programas prontos, fáceis de encontrar, e entender. Tem uma sequência de desafios, planejada para todos saírem sentindo que aprenderam algo -- iniciantes e programadores experientes.

Nessa hackathon não há apenas um “vencedor”, vamos premiar algumas categorias de projetos, de acordo com voto popular de um painel de peritos, usando critérios listados abaixo.

Prêmio Star Trek - “Explorar o universo, e encontrar vida inteligente” - A atividade é boa para ensinar algo, faz pensar, informa, e também é atrativa. O melhor candidato para o filho de Dojo Shield.

Prêmio Star Wars - Light Saber O resultado pode ser usado para uma atividade, tem efeito visual legal, solta faíscas, pisca leds, é divertida.

Prêmio Matrix - Artes marciais, misticismo, anonimato, aventura, perseguição, paranóia. O resultado é basicamente impossível de explicar à maioria dos humanos, não há nada visível aos olhos de meros mortais, mas todos dizem “vixiquilegal”. Ocasionalmente explode e produz mensagens e teorias filosóficas mortíferas.

Prêmio Blade Runner - O unicórnio de Leon. Ninguém sabe o que quer dizer. Ninguém sabe para que serve. Possivelmente, não serve para nada. É uma mensagem. Cifrada. Para alguém, em algum lugar. É super intrigante, chama a atenção, todos querem saber o que é - de alguma forma, deve ser importante.


Critérios. Critérios? Sim, critérios. Tem prêmio, então é preciso um critério.

Quanto tempo vai funcionar? Um hardware tem que funcionar. Tem que sobreviver ao manuseio de muita gente, alguns anos de uso, de colocar e tirar de caixas. Se for extremamente frágil, não vai sobreviver muito. Se não funciona mais, morreu. Dificilmente alguém vai parar e ficar consertando cada vez que precisar, vai pegar outra coisa.

Ensina algo? Para ensinar algo, no mínimo tem que haver algum código fonte. Idealmente, com comentários. Publicado em algum lugar fácil de encontrar para quem pega o hardware. Melhor se houver vários programas.

É divertido? Interessante? Curioso? Bonito? Para ser interessante, é preciso ter alguma coisa diferente. Cores, código, facilidade, intervenção, tamanho, funcionalidade. Alguma coisa.

Serve para alguma coisa? Se resolve alguma necessidade concreta, bem, já é algo super interessante.

É prático? É portátil? Dá para pendurar na parede? Colocar em pé? Dentro de uma caixa? Para exibir e usar, as coisas precisam mudar de lugar. Colocar na mesa. Guardar em prateleira, caixa ou pasta. Pendurar na parede, colocar em pé numa mesa. Levar num carro.

Voce gostou? Não sabe explicar? Então não explique, diga que gostou por motivos subconscientes inconciliáveis por segredo de estado, vote assim mesmo - e pronto.