Hackathon Carnahacking 2017

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Hackathon carnaval 2017.png

Quando e onde?

Durante nosso tradicional Carnahacking, mais especificamente entre sábado 25/2 12h00 e domingo 26/2 12h00.

No Garoa Hacker Clube (veja como chegar). Vale lembrar que todas as pessoas são bem-vindas!

Objetivo

Criar projetos para o Garoa, para usar em atividades, decoração e diversão.

Temos um lote de ESP8266 para usar, possibilitando projetos com redes, wifi, interferências e intervenções, interconexões, eletrônica, programação, etc. Também temos Arduínos e outras placas, tudo está valendo. Estamos achando bacana fazer coisas que se conectam usando o wifi dos esp8266. Mas tudo vale, como sempre, se quiser fazer com sucata nova ou supercomputadores quânticos reciclados... tanto faz.

https://en.wikipedia.org/wiki/ESP8266

Estamos pedindo doações para servir de prêmios! Por enquanto temos alguns nodemcu, Arduínos, e camisetas.

Um modelo para inspirar -- algo tão popular quanto o Garoa Dojo Shield.

https://garoa.net.br/wiki/Garoa_Dojo_Shield
https://www.youtube.com/watch?v=jVyhcDPrWsA

O Garoa Dojo é a atividade mais frequente feita no Garoa desde uns 40 mil anos atrás. Está ficando antigo, precisamos outros que cheguem à altura.

É um kit que contém um hardware que fizemos. Pequeno, portátil e durável. Tem vários programas prontos e comentados para analisar. O mais interessante é uma sequência planejada de pequenos desafios, para todos conseguirem fazer e aprender algo. Iniciantes e programadores experientes.

Nessa hackathon não há apenas um “vencedor”, vamos premiar algumas categorias de projetos, de acordo com voto popular de um painel de peritos, usando critérios listados abaixo.

Prêmios, Categorias, e Critérios para Místicos

Prêmio Star Trek - “Explorar o universo, e encontrar vida inteligente” A atividade é boa para ensinar algo, faz pensar, informa, e também é atrativa. O melhor candidato para o filho de Dojo Shield.

Prêmio Star Wars - Light Saber O resultado pode ser usado para uma atividade, tem efeito visual legal, solta faíscas, pisca leds, é divertido, evidente, brilhante, e todos querem um.

Prêmio Matrix - Artes marciais, misticismo, anonimato, aventura, perseguição, paranóia. O resultado é basicamente impossível de explicar à maioria dos humanos, não há nada visível aos olhos de meros mortais, mas todos dizem “vixiquilegal”. Ocasionalmente explode e produz mensagens e teorias filosóficas mortíferas.

Prêmio Blade Runner - O unicórnio de Leon. É antigo, novo, e do futuro ao mesmo tempo. É super intrigante, chama a atenção. De alguma forma, deve ser importante. Não está claro o que quer dizer nem para que serve. Deve ser uma mensagem, um sinal. Mas possivelmente, não serve para nada além da curiosidade.


Prêmios, Categorias, e Critérios para Engenheiros

Critérios? Sim, critérios. Prêmios, portanto, critérios.

Funciona? Tem que funcionar. Pelo menos na hora de mostar. Doh!

Quanto tempo vai funcionar? Para ser útil tem que sobreviver ao manuseio de muita gente, alguns anos de uso, de colocar e tirar de caixas. Se for extremamente frágil, não vai sobreviver muito. Se não funciona mais, morreu. Dificilmente alguém vai parar e ficar consertando cada vez que precisar, vai pegar outra coisa.

Ensina algo? Para ensinar algo, no mínimo tem que haver algum código fonte. Idealmente, com comentários. Publicado em algum lugar fácil de encontrar para quem pega o hardware. Melhor se houver vários programas.

É divertido? Interessante? Curioso? Bonito? Para ser interessante, é preciso ter alguma coisa diferente. Cores, código, facilidade, intervenção, tamanho, funcionalidade. Alguma coisa.

Serve para alguma coisa? Se resolve alguma necessidade concreta, bem, já é algo super interessante.

É prático? É portátil? Dá para pendurar na parede? Colocar em pé? Tem uma caixa que protege? Dá para levar numa caminhonete, cheia de mil coisas para um evento no Laboratório Hacker de Campinas? As coisas precisam mudar de lugar. Colocar na mesa. Guardar em prateleira, caixa ou pasta. Pendurar na parede, colocar em pé numa mesa. Levar num carro.

Voce gostou? Não sabe explicar? Então não explique - uai. Diga que gostou por motivos subconscientes inconciliáveis, motivos particulares, de segredo de estado, vote assim mesmo - e pronto.


Idéias, inícios, materiais e sugestões de projetos

Compramos algumas destas multi-function shield. Hardware prontinho, só mexer no software, comentar, experimentar, bolar uma sequência de atividades. Já tem começamos.
http://dqsoft.blogspot.com.br/2016/12/multifunction-shield-parte-1.html

Criar uma arte de leds, papel, desenho, tinta, fios, etc. Criar um software para ela. Bolar uma atividade.
http://highlowtech.org