Dumont Hackerspace na Campus Party 2022

De Garoa Hacker Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
Dumont.svg
Galeracampus.jpeg
Abc-01.jpg

#CPBR14

A 14ª edição da Campus Party Brasil será realizada no Pavilhão de Exposições Anhembi em São Paulo entre os dias 11 e 15 de Novembro de 2022. A Campus Party é o maior acontecimento tecnológico do mundo nas áreas de inovação, ciência, cultura e entretenimento digital, reunindo milhares de pessoas - os campuseiros - para debater os principais temas de cada um destes universos. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde se conectam a uma rede super veloz e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer.

Durante a Campus Party 2022 pretendemos repetir a experiência de anos anteriores, realizando o Dumont Hackerspace em conjunto com representantes de diversos hackerspaces, makerspaces e coletivos brasileiros. Será um espaço de livre acesso na área de Campuseiros, onde vamos oferecer a mesma experiência que um autêntico hackerspace pode lhe dar.

O que pretendemos:

    Um espaço dedicado para os Hackerspaces, makerspaces brasileiros, fomentando a cultura hacker e maker durante a Campus Party 2022.
    Com participação de pessoas de diferentes Hackerspaces e Makerspaces Brasileiros.
    Promover atividades em nossa bancada que forneça conteúdo de qualidade aos participantes da #CPBR14.


Detalhes

    • Quando: 11 a 15 de Novembro de 2022
    • Onde: Campus Party 2022
      Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209) - São Paulo - SP
      • A entrada no Anhembi será a partir do meio-dia do dia 11/11/2022 (sexta-feira)
      • Veja [ o mapa da CPBR] assim que disponivel
    • É necessário se inscrever na Campus Party
    • Curta a nossa página no "face"
    • Siga-nos pelo Twitter @dumonths

Avisos e Novidades

  • Grade de atividades em constante construção


Abc-02.jpg
Dumont Hackerspace 2017.jpg

O que é o Dumont Hacker Space ?

O Dumont Hackerspace surgiu em 2014 para ser um espaço autônomo e itinerante, idealizado pela comunidade brasileira para existir como um meta-hackerspace representando o movimento hacker temporalmente dentro de diversos eventos de grande porte. A primeira edição do Dumont Hackerspace aconteceu no FISL15, realizado de 07 a 10 de Maio de 2014, com a presença de vários hackerspaces, grupos em formação e interessados em formar mais hackerspaces pelo Brasil.


Hackerspaces participantes nesta edição do Dumont

Os hackerspaces, makerspaces e coletivos interessados em participar podem nos ajudar a tocar o Dumont Hackerspace durante a Campus Party, ou seja: oferecendo atividades (oficinas, palestras, etc), ajudando nas demais atividades marcadas, e ficando no nosso espaço parte do tempo para garantirmos que sempre terá gente.

Além disso, os hackerspaces, makerspaces e coletivos podem trazer material para divulgação, tais como folhetos, banner, algum brinde, etc. (não adianta levar coisas para vender pois não é permitido e a grande maioria do público da CP não compra nada!).

Já confirmaram a presença:

-->

Nota: Se você faz parte de um hackerspace ou makerspace e deseja ser representado no Dumont Hackerspace, 
 entre em contato pela lista de discusssão: hackerspaces-brasil@googlegroups.com

Aonde estamos?

Reservado para a imagem do mapa da Campus Party 2022

Ajude a Divulgar

Ajude a divulgar o Dumont Hackerspace:


As bancadas serão identificadas com o logotipo do Dumont e também teremos banners identificando o local.

Atividades Confirmadas

Sábado - 12/11

Horário Quem minibio Atividade Descrição
15h00 Siqueira / Douglas Esteves O Dumont Hackerspace surgiu em 2014 para ser um espaço autônomo e itinerante, idealizado pela comunidade brasileira para existir como um meta-hackerspace representando o movimento hacker temporalmente dentro de diversos eventos de grande porte. A primeira edição do Dumont Hackerspace aconteceu no FISL15, em 2014. Abertura Passaremos toda programação e falaremos sobre os grupos participantes
15h30 Everaldo Canuto programador, DBA e sysadmin. Já contribuiu com diversos projetos open source e hoje atua em um nicho situado entre o desenvolvimento e a infraestrutura (DevOps/SRE). É polêmico e muitas vezes vai na contramão das "modinhas" do mercado de tecnologia. Nas horas vagas toca violão e assiste seriados de TV. VSCode para desenvolvedores Python Trabalhar com Python no VSCode é simples, produtivo e divertido. Este tutorial faz um passeio pelos diferentes recursos da extensão Python para VS Code. Edição, execução e depuração de código. Tudo de maneira intuitiva e divertida.
16h30 Sato Sato é um rapaz afetado por algoritmos, quando descobriu a programação, ainda jovem, decidiu tentar três coisas: salvar o mundo, controlar sistemas e trabalhar. Hoje, tenta salvar o mundo e controlar sistemas equanto é pago pra isso. Adora horas vagas, pessoas e computadores que concordam com ele. Vamos automatizar ações com Python Instigar o uso da programação na automatização de ações ordinárias e cotidianas, como forma de tomar para si a tecnologia como ferramenta do dia-a-dia.
17h30 Gustavo Um jovem que gosta de saber como as coisas funcionam para poder quebrá-las! Formado em segurança da informação pela Fatec SCS, atualmente é analista de segurança de software no instituto SiDi e tem mais de três anos com atuação em pentests fisicos e de sistemas. Qual o verdadeiro preço das moedinhas infinitas? Já baixou algum joguinho com moedas infinitas ou até mesmo sem anuncios? Alguns presentes não agradáveis podem acompanhar o aplicativo...
18h30 Fabricio Biazzotto Formado em Segurança da Informação pela Fatec São Caetano do Sul, membro associado do Garoa Hacker Clube e membro ativo das comunidades Grupy-SP e Grupy-ABC. Flipper Zero - O Golfinho Hacker Apresentação do dispositivo Flipper Zero, seus usos, aplicações e possibilidade de estender suas funcionalidades, através de módulos personalizados.
19h00 Milena Barboza Graduada em Ciência da Computação e Engenharia da Computação, 17 anos atuando em Tecnologia da Informação e 8 anos em Segurança da Informação, na qual procura sempre se manter antenada as novidades e noticias sobre Cibersegurança para que possa apoiar nas mitigações e riscos iminentes ao negócio. Security By Design x By Default Security by design é o conceito que envolve testes para encontrar vulnerabilidades desde os primeiros estágios de desenvolvimento de uma solução.
20h30
21h00 Cybelle Cybelle é uma orgulhosa mãe de gatos e analista sênior de segurança cibernética da Tempest Security Intelligence. Seu trabalho consiste em ser a fofoqueira de Malwarelândia: pesquisando o que está acontecendo em desgraças cibernéticas.Além desse seu trabalho remunerado, Cybelle está envolvida em ativismo de privacidade e segurança há mais de 10 anos e tem apresentado palestras em eventos em todo o mundo. Ela também faz parte da comunidade Mozilla, é uma das curadoras do Mozilla Festival e é diretora da organização Casa Hacker. Sopa de letrinhas: quando OpSec encontra OSINT Como Open Source Intelligence (OSINT) pode te ajudar com a sua segurança e privacidade

Domingo - 13/11

Horário Quem Minibio Atividade Descrição
15h00 Siqueira
15h30 Pedro Igor Maker e Desenvolvedor de Sistemas Embarcados. Construção de um robo rádio controlado Como construir um robô do zero? Nesta palestra quero mostrar alguns passos para começar seu projeto, e os principais pontos que deve saber.
16h30 José Silva Estatístico, caótico e curioso no mundo da segurança da informação. Conhecendo o Coletivo Farpa Apresentação do Coletivo de Tecnologia Social Farpa, seus corres, projetos e ações.
17h00 Renata Marques HTML do básico a criação de um site Mostrar com Power Point partes da criação de um site. No notebook mostrar códigos html e a criação de um site.
17h30 Igor Eliezer Mapeador Conhecendo o OpenStreetMap, o mapa global aberto Apresentação do OpenStreetMap, um mapa global que fornece dados cartográficos para milhares de aplicativos, sites, empresas e instituições.
18h00 Cesar Gimenes Programador, maker, hacker, entusiasta em várias áreas da computação. Iniciando no Wardriving Uma breve introdução ao Wardriving, equipamentos e softwares.
19h00 Lucas Teske Hardware Hacker Fault Injection: Extraindo segredos de microcontroladores Extraindo segredos de microcontroladores
20h00 Rogério D. Dantas Professor, entusiasta de robótica e maker nas horas livres. Oficina de KiCad - Uma pequena introdução Nesta atividade iremos desenvolver o esquema de um circuito eletrônico no KiCad, na sequencia iremos desenvolver o projeto da placa de circuito impresso (PCB). A oficina tem como objetivo apresentar o KiCad e mostrar como é simples desenvolver placas de circuito impresso com um software livre.
21h00 Carlos (Lint) Couto Pereira Especialista em segurança, hacker proponente do foco em segurança de hardware. Kicad - Seu primeiro template com microcontrolador Criação de um circuito básico com microcontrolador ATMega328P e dele fazer um template para projetos futuros no Kicad.

Segunda-feira - 14/11

Horário Quem Minibio Projeto Descrição
15h00 Pedro Teles Pedro Teles, tecnólogo em Segurança da Informação pela FATEC São Caetano, atua há mais de 5 anos no desenvolvimento de apps de empresas ligadas ao ramo financeiro, há 2 anos trabalha como Engenheiro de Software no Nubank. Desenvolvendo Apps com Server Driven UI Entendendo a técnica do Server Driven UI: do conceito à prática usando um app Flutter.
15h30 Vinícius Souza Técnico em mecatrônica desde 2014. Engenheiro eletricista. Mestrando engenharia elétrica. Desenvolvedor de hardware e firmware para embarcados. Possui experiência em desenvolvimento web, desenvolvimento de software para embarcados e desenvolvimento em nuvem. Workshop de Desenvolvimento de uma aplicação IoT A atividade será prática e focada no desenvolvimento aplicações IoT utilizando os sensores e atuadores da placa de desenvolvimento Arduino nano RP2040 Connect. Necessário que o aluno possua notebook para realizar a programação no Arduino IDE.
16h30 Rodrigo Ferraz Azevedo Profissional de TI com 22 anos de experiência, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, além de Coordenador de Laboratório do FIT. Workshop de Robótica Humanoide Atividade prática de programação do comportamento do robô humanoide NAO, indo desde a instalação do software e instruções básicas usadas para movimentação do robô.