Dumont Hackerspace na Campus Party 2022

De Garoa Hacker Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
Dumont.svg
Galeracampus.jpeg
Abc-01.jpg

#CPBR14

A 14ª edição da Campus Party Brasil será realizada no Pavilhão de Exposições Anhembi em São Paulo entre os dias 11 e 15 de Novembro de 2022. A Campus Party é o maior acontecimento tecnológico do mundo nas áreas de inovação, ciência, cultura e entretenimento digital, reunindo milhares de pessoas - os campuseiros - para debater os principais temas de cada um destes universos. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde se conectam a uma rede super veloz e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer.

Durante a Campus Party 2022 pretendemos repetir a experiência de anos anteriores, realizando o Dumont Hackerspace em conjunto com representantes de diversos hackerspaces, makerspaces e coletivos brasileiros. Será um espaço de livre acesso na área de Campuseiros, onde vamos oferecer a mesma experiência que um autêntico hackerspace pode lhe dar.

O que pretendemos:

    Um espaço dedicado para os Hackerspaces, makerspaces brasileiros, fomentando a cultura hacker e maker durante a Campus Party 2022.
    Com participação de pessoas de diferentes Hackerspaces e Makerspaces Brasileiros.
    Promover atividades em nossa bancada que forneça conteúdo de qualidade aos participantes da #CPBR14.

Detalhes

    • Quando: 11 a 15 de Novembro de 2022
    • Onde: Campus Party 2022
      Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209) - São Paulo - SP
      • A entrada no Anhembi será a partir do meio-dia do dia 11/11/2022 (sexta-feira)
      • Veja [ o mapa da CPBR] assim que disponivel
    • É necessário se inscrever na Campus Party
    • Novidade deste ano é nossa página no "INSTAGRAM"
    • Curta a nossa página no "face"
    • Siga-nos pelo Twitter @dumonths

Avisos e Novidades

  • Grade de atividades em constante construção


Atividades Confirmadas

Sábado - 12/11

Horário Atividade/Slides Descrição Quem minibio
15h00 Abertura Passaremos toda programação e falaremos sobre os grupos participantes Siqueira / Douglas Esteves O Dumont Hackerspace surgiu em 2014 para ser um espaço autônomo e itinerante, idealizado pela comunidade brasileira para existir como um meta-hackerspace representando o movimento hacker temporalmente dentro de diversos eventos de grande porte. A primeira edição do Dumont Hackerspace aconteceu no FISL15, em 2014.
15h30 VSCode para desenvolvedores Python Trabalhar com Python no VSCode é simples, produtivo e divertido. Este tutorial faz um passeio pelos diferentes recursos da extensão Python para VS Code. Edição, execução e depuração de código. Tudo de maneira intuitiva e divertida. Everaldo Canuto programador, DBA e sysadmin. Já contribuiu com diversos projetos open source e hoje atua em um nicho situado entre o desenvolvimento e a infraestrutura (DevOps/SRE). É polêmico e muitas vezes vai na contramão das "modinhas" do mercado de tecnologia. Nas horas vagas toca violão e assiste seriados de TV.
16h30 Biohacking O biohacking é a prática do transhumanismo, agregando novas funções ao corpo humano. A palestra apresenta um exemplo prático de testes de um novo implante NFC com maior performance e funcionalidades, contando a experiência do palestrante como "cobaia". Matheus Gaboardi Security Specialist & Azure Admin @ Kyndryl. Trabalhou 3 anos na IBM. Biohacker (6 implantes, incluindo o primeiro implante NFC LED flexível no Brasil) e palestrante na Roadsec SP 2022, Campus Party 12, CryptoRave 2019, Roadsec Campinas 2019, BSides SP 2018.
17h30 Qual o verdadeiro preço das moedinhas infinitas? Já baixou algum joguinho com moedas infinitas ou até mesmo sem anuncios? Alguns presentes não agradáveis podem acompanhar o aplicativo... Gustavo Um jovem que gosta de saber como as coisas funcionam para poder quebrá-las! Formado em segurança da informação pela Fatec SCS, atualmente é analista de segurança de software no instituto SiDi e tem mais de três anos com atuação em pentests fisicos e de sistemas.
18h30 Flipper Zero - O Golfinho Hacker Apresentação do dispositivo Flipper Zero, seus usos, aplicações e possibilidade de estender suas funcionalidades, através de módulos personalizados. Fabricio Biazzotto Formado em Segurança da Informação pela Fatec São Caetano do Sul, membro associado do Garoa Hacker Clube e membro ativo das comunidades Grupy-SP e Grupy-ABC.
19h00
20h00 Sopa de letrinhas: quando OpSec encontra OSINT Como Open Source Intelligence (OSINT) pode te ajudar com a sua segurança e privacidade Cybelle orgulhosa mãe de gatos e analista sênior de segurança cibernética. Seu trabalho consiste em ser a fofoqueira de Malwarelândia: pesquisando o que está acontecendo em desgraças cibernéticas.Além desse seu trabalho remunerado, está envolvida em ativismo de privacidade e segurança há mais de 10 anos e tem apresentado palestras em eventos em todo o mundo. Ela também faz parte da comunidade Mozilla, é uma das curadoras do Mozilla Festival e é diretora da organização Casa Hacker.
21h00 Conhecimento Livre, Sci-Hub e o ativismo de Aaron Swartz Talk sobre o legado e impacto das criações de Aaron Swartz, sua atuação pela transparência, liberdade de informação e Cultura Hacker. Ana Freitas e Filipe Engenheira Civil e ativista por direitos digitais. Foi colaboradora da setorial de diversidade de gênero do Partido Pirata e membro-fundadora do Instituto Aaron Swartz.
21h30 Sensores ultrassônicos em robô explorador Apresentação de implementação de rede de 8 sensores ultrassônicos para mapeamento de ambiente para robô explorador. Emerson "Brutus" Analista de Sistema, Técnico em Eletrônica e Eletricista de Manutenção com especializações na área de automação industrial, é professor desde 1991 nessas áreas em empresas e no SENAI. Participa ativamente do ABC Makerspace desde sua criação em 2014.

Domingo - 13/11

Horário Atividade/Slides Descrição Quem Minibio
15h00 Menor arduino do mundo e seu uso na Segurança da Informação Mostrar possibilidades de uso do microcontrolador ATtiny85 na Segurança da Informação e rodar alguns scripts Siqueira Tecnólogo em Segurança da Informação, membro do ABC Makerspace / WikiLab
15h30 Construção de um robo rádio controlado Como construir um robô do zero? Nesta palestra quero mostrar alguns passos para começar seu projeto, e os principais pontos que deve saber. Pedro Igor Maker e Desenvolvedor de Sistemas Embarcados.
16h30 Cancelado Cancelado Cancelado Cancelado
17h00 HTML do básico a criação de um site Mostrar com slides partes da criação de um site. No notebook mostrar códigos html e a criação de um site. Renata Marques Web developer, especialista em desenvolvimento Web, formada em Ciência da Computação
17h30 Conhecendo o OpenStreetMap, o mapa global aberto Apresentação do OpenStreetMap, um mapa global que fornece dados cartográficos para milhares de aplicativos, sites, empresas e instituições. Igor Eliezer Mapeador
18h00 NodeRed e Industria 4.0 Breve apresentação sobre o software e aplicação com automação dentro da indústria 4.0. João Aluno de Engenharia de Controle e Automação, finalizando TCC com foco em indústria 4.0 no IFSP - GRU
19h00 Fault Injection: Extraindo segredos de microcontroladores Extraindo segredos de microcontroladores Lucas Teske Hardware Hacker
20h00 Oficina de KiCad - Uma pequena introdução Nesta atividade iremos desenvolver o esquema de um circuito eletrônico no KiCad, na sequencia iremos desenvolver o projeto da placa de circuito impresso (PCB). A oficina tem como objetivo apresentar o KiCad e mostrar como é simples desenvolver placas de circuito impresso com um software livre. Rogério D. Dantas Professor, entusiasta de robótica e maker nas horas livres.
21h00 Kicad - Seu primeiro template com microcontrolador Criação de um circuito básico com microcontrolador ATMega328P e dele fazer um template para projetos futuros no KiCad. Carlos (Lint) Couto Pereira Especialista em segurança, hacker proponente do foco em segurança de hardware.

Segunda-feira - 14/11

Horário Atividade/Slides Descrição Quem Minibio
15h00 Desenvolvendo Apps com Server Driven UI Entendendo a técnica do Server Driven UI: do conceito à prática usando um app Flutter. Pedro Teles Pedro Teles, tecnólogo em Segurança da Informação pela FATEC São Caetano, atua há mais de 5 anos no desenvolvimento de apps de empresas ligadas ao ramo financeiro, há 2 anos trabalha como Engenheiro de Software.
15h30 Workshop de Desenvolvimento de uma aplicação IoT A atividade será prática e focada no desenvolvimento aplicações IoT utilizando os sensores e atuadores da placa de desenvolvimento Arduino nano RP2040 Connect. Necessário que o aluno possua notebook para realizar a programação no Arduino IDE. Vinícius Souza / Bruno A. Ferreira Técnico em mecatrônica desde 2014. Engenheiro eletricista. Mestrando engenharia elétrica. Desenvolvedor de hardware e firmware para embarcados. Possui experiência em desenvolvimento web, desenvolvimento de software para embarcados e desenvolvimento em nuvem.
16h30 Workshop de Robótica Humanoide Atividade prática de programação do comportamento do robô humanoide NAO, indo desde a instalação do software e instruções básicas usadas para movimentação do robô. Rodrigo Ferraz Azevedo Profissional de TI com 22 anos de experiência, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, além de Coordenador de Laboratório do FIT.
Abc-02.jpg
Dumont Hackerspace 2017.jpg

O que é o Dumont Hacker Space ?

O Dumont Hackerspace surgiu em 2014 para ser um espaço autônomo e itinerante, idealizado pela comunidade brasileira para existir como um meta-hackerspace representando o movimento hacker temporalmente dentro de diversos eventos de grande porte. A primeira edição do Dumont Hackerspace aconteceu no FISL15, realizado de 07 a 10 de Maio de 2014, com a presença de vários hackerspaces, grupos em formação e interessados em formar mais hackerspaces pelo Brasil.


Hackerspaces participantes nesta edição do Dumont

Os hackerspaces, makerspaces e coletivos interessados em participar podem nos ajudar a tocar o Dumont Hackerspace durante a Campus Party, ou seja: oferecendo atividades (oficinas, palestras, etc), ajudando nas demais atividades marcadas, e ficando no nosso espaço parte do tempo para garantirmos que sempre terá gente.

Além disso, os hackerspaces, makerspaces e coletivos podem trazer material para divulgação, tais como folhetos, banner, algum brinde, etc. (não adianta levar coisas para vender pois não é permitido e a grande maioria do público da CP não compra nada!).

Já confirmaram a presença:


Nota: Se você faz parte de um hackerspace ou makerspace e deseja ser representado no Dumont Hackerspace, 
 entre em contato pela lista de discusssão: hackerspaces-brasil@googlegroups.com

Onde estamos?

Reservado para a imagem do mapa da Campus Party 2022

Ajude a Divulgar

Ajude a divulgar o Dumont Hackerspace:


As bancadas serão identificadas com o logotipo do Dumont e também teremos banners identificando o local.


Links da Transmissão do Evento

Links da transmissão públicos

Transmissão da bancada Dumont Hackerspace #cpbr14 do dia 12/11/2022 no sábado das 15h as 22h.

Transmissão da bancada Dumont Hackerspace #cpbr14 do dia 13/11/2022 no domingo das 15h as 22h.

Transmissão da bancada Dumont Hackerspace #cpbr14 do dia 14/11/2022 na segunda das 15h as 18h.