O Outro Lado BSidesSP ed 5/Projeto War Trashing Day

De Garoa Hacker Clube
< O Outro Lado BSidesSP ed 5
Revisão de 04h38min de 4 de abril de 2013 por Anchisesbr (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar


Projeto War Trashing Day - Cultura de Segurança, Cidadania e o Descarte de Informações

Horário: 15:20 as 16:10

Duração: 40 minutos (mais 10 minutos para perguntas e respostas)

Local: Auditório Principal

Nível: Básico

Resumo

O que é o War Trashing Day?

O projeto War Trashing Day visa alertar sobre o descarte seguro de documentos físicos, visto que o documento descartado de forma indevida podem pulverizar informações confidenciais ou até mesmo ser usado em ataques direcionados, incluindo golpes na web ou no mundo real através do uso indevido dos dados coletados.

Quais são os objetivos do projeto?

Criar uma campanha fixa e frequente sobre a importância da segurança da informação, com ênfase na preocupação do descarte de informação. O projeto War Trashing Day visa educar e alertar sobre a segurança da informação no descarte de documentos e mídias digitais.

O projeto War Trashing Day – 1ª Edição

A primeira edição do projeto ocorreu juntamente com a tradição da “chuva” de papel picado, marcando o fim do ano fiscal de 2012 no Rio de Janeiro. Foram coletados papéis contendo diversas informações pessoais como cópias de: CPF, número de identidade, foto, passaporte, carteira de trabalho, extratos bancários, assinaturas, entre diversas outras informações.

Veja aqui a reportagem na edição de 28 de dezembro de 2012 pelo Jornal das 10 da Globo News.

Palestrante

Rafael Soares Ferreira

Rafael Soares Ferreira é Sócio Diretor Técnico da Clavis Segurança da Informação, profissional atuante nas áreas de auditorias teste de invasão em redes, sistemas e aplicações, detecção e resposta a incidentes de segurança e análise forense computacional. Já prestou serviços e ministrou cursos e palestras sobre segurança da informação para grandes empresas nacionais, internacionais, órgãos públicos e militares, assim como em diversos eventos, entre eles: FISL – Fórum Internacional de Software Livre, EnCSIRTs – Encontro de CSIRTs Acadêmicos, SegInfo – Workshop de Segurança da Informação, Congresso Digital, Fórum de Software Livre do Rio de Janeiro, Web Security Forum, CNASI – Congresso de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança, entre outros. Na Academia Clavis é instrutor dos seguintes cursos: Certified Ethical Hacker (CEH), Teste de Invasão em Redes e Sistemas, Auditoria de Segurança em Aplicações Web, Teste de Invasão em Redes e Sistemas EAD e Auditoria de Segurança em Aplicações Web EAD. Possui as certificações CEH (Certified Ethical Hacker) e SANS SSP-CNSA. Tem especial interesse nas seguintes áreas: Análise forense computacional; Detecção e resposta a incidentes de segurança; Testes de invasão e auditorias de rede, sistemas e aplicações.