BeagleBone Black

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa
BeagleBone Black: as principais interfaces são, em sentido horário, Ethernet 10/100, Portas de expansão B, slot MicroSD (no verso da placa), microHDMI (no verso da placa), USB Host, portas de expansão A, Serial Debug. (dimensões da placa: 3.4” × 2.1”)

O BeagleBone Black é um mini PC do tamanho de um cartão de crédito que utiliza Linux, sucessor do BeagleBone. Possui muitos I/O e poder de processamento disponível para análise em tempo-real graças a seu processador AM335x 1GHz ARM® Cortex-A8. Promete dar boot no Linux em 10 segundos e estar pronto para desenvolvimento em menos de 5 minutos com apenas um cabo USB.

Também utiliza capes como o seu irmão mais velho, BeagleBone. Mais informações na página oficial.

Onde comprar

Explorando

Folheto que vem na caixa do BeagleBone Black: a dica é ligá-lo no computador via USB como se fosse um HD externo e ler o arquivo start.htm

Bibliotecas

C

Existe uma biblioteca que simplifica o I/O utilizando linguagem C (ainda em estágios iniciais): http://www.element14.com/community/community/knode/single-board_computers/next-gen_beaglebone/blog/2013/10/10/bbb--beaglebone-black-io-library-for-c?CMP=SOM-BEAGLEBONE-SHABAZ-FB

Python

Biblioteca ótima para controlar I/O através de Python: http://learn.adafruit.com/setting-up-io-python-library-on-beaglebone-black

Dicas

Internet via USB

Para que a BeagleBoneBlack tenha acesso à internet através da conexão usb (por exemplo, compartilhar a conexão de um notebook com a BBB) são necessárias as seguintes alterações.

No seu notebook, rode os seguintes comandos, como superusuário. Troque wlan0 pela interface de rede em uso.

iptables --table nat --append POSTROUTING --out-interface wlan0 -j MASQUERADE
iptables --append FORWARD --in-interface eth1 -j ACCEPT
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

Na BBB:

route add default gw 192.168.7.1
echo "nameserver 8.8.8.8" >> /etc/resolv.conf

Reinstalando/Atualizando o Angstrom

Na página da 2ª Noite do Mini PC também está documentado o passo-a-passo para atualizar a BeagleBone com o sistema Angstrom.

Para reinstalar ou atualizar o sistema operacional padrão do BeagleBone Black (Angstrom), vá para página e baixe a última versão de acordo com sua preferência:

  • eMMC flasher: É a versão para ser gravada na memória interna do BeagleBone Black. Vai utilizar um cartão SD apenas para copiar os arquivos da instalação.
  • Runs on BeagleBone Black as well without flashing the eMMC: Esta versão funciona diretamente do cartão SD. É recomendada se estiver sem tempo de aguardar a gravação ao eMMC.

O processo é basicamente o seguinte:

  1. Baixar a imagem da versão mais recente.
  2. Extrair a imagem no computador.
  3. Gravar a imagem em um cartão SD (4GB+) utilizando a opção mais adequada ao seu sistema operacional, detalhes aqui.
  4. Insira o cartão com a imagem no BeagleBone Black desligado e segure o botão USER BOOT acima do slot SD enquanto o liga novamente.
  5. O BeagleBone Black deve iniciar pelo cartão SD e começar a copiar os arquivos do sistema para o eMMC e a configurar o sistema. O único indicativo é que os LEDs irão acender de forma sequencial e em seguida verifique se o LED da extrema esquerda (eMMC) e o segundo da direita para esquerda (SD) estão piscando conforme os arquivos são copiados. Este processo pode demorar mais de 1h, portanto vá tomar um café ou dormir.
  6. Se tudo funcionou corretamente, todos os 4 LEDs irão permanecer acesos. Se algo der errado todos apagarão.

Pinos GPIO disponíveis

Nem todos pinos estão sempre disponíveis, em nossos testes estavam disponíveis os pinos P8_12 ao P8_19.

Voltagem nas entradas analógicas

A voltagem máxima das entradas analógicas é 1.8V. Lembre sempre de utilizar o pino VADC (1.8V) para alimentar a parte analógica do seu circuito.

Veja também

- Dia do Mini PC

- BeagleBone Black/GPIO

Fontes

http://beagleboard.org

http://beagleboard.org/latest-images

http://learn.adafruit.com/beaglebone-black-installing-operating-systems/overview