Código de Conduta Completo

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Finalidade

Um dos objetivos de todas as atividades e grupos de usuários que se referem a este Código de Conduta é ser inclusivo para o maior número de pessoas colaboradoras, com as mais variadas e diversificadas origens possíveis. Como tal, estamos empenhados em proporcionar um ambiente amigável, seguro e acolhedor para todas as pessoas, independente do gênero, orientação sexual, habilidade, etnia, status socioeconômico e religião (ou ausência dela).

Este Código de Conduta delineia nossas expectativas para todas as pessoas que participam de nossa comunidade, bem como as conseqüências de comportamentos inaceitáveis.

Convidamos a todos que participam de nossos eventos para nos ajudar a criar experiências seguras e positivas para todas as pessoas.

Cidadania

Um objetivo suplementar deste Código de Conduta é aumentar a cidadania, incentivando as pessoas participantes a reconhecer e fortalecer as relações entre nossas ações e seus efeitos em nossa comunidade.

Comunidades espelham as sociedades onde existem e a ação positiva é essencial para contrabalançar as muitas formas de desigualdade e abusos de poder que existem na sociedade.

Se você vê alguém que está fazendo um esforço extra para garantir que nossa comunidade seja acolhedora, amigável e incentiva todos os participantes a contribuírem ao máximo, queremos saber.

Comportamento Esperado

  • Participe de maneira autêntica e ativa. Ao fazer isso, você contribui para a saúde e a longevidade dessa comunidade.
  • Exercite consideração e respeito em seu discurso e ações.
  • Tente colaborar antes de iniciar conflitos.
  • Abstenha-se de comportamentos e comunicações humilhantes, discriminatórios ou abusivos.
  • Esteja atento ao seu ambiente e às demais pessoas presentes. Notifique uma pessoa associada ao Garoa se você notar uma situação perigosa, alguém sofrendo contrangimento, ou violações deste Código de Conduta, mesmo que lhe pareçam pouco importantes.
  • Espaços de eventos comunitários podem ser compartilhados com membros do público; por gentileza, seja respeitoso com todos as pessoas que estejam presentes nesses locais.

Comportamentos Inaceitáveis

Comportamentos inaceitáveis incluem, por exemplo: intimidação, assédio, comunicações ou ações abusivas, discriminatórias, depreciativas ou humilhantes, de qualquer participante em nossas comunidades on-line, em todos os eventos relacionados e em comunicações individuais realizadas no contexto de atividades do Garoa.

O assédio inclui: comentários verbais, escritos ou visuais (incluindo slides de apresentação) prejudiciais ou preconceituosos, relacionados a gênero, orientação sexual, raça, religião, aparência física, deficiência; uso inapropriado de nudez e/ou imagens sexuais; representações inapropriadas de violência; intimidação deliberada, perseguir ou importunar; fotografar ou gravar de modo abusivo; perturbação repetida de conversas ou outros eventos; contato físico ou visual inapropriado, ou abordagem sexual.

Consequências do comportamento inaceitável

Não serão tolerados comportamentos inaceitáveis de qualquer pessoa, incluindo aquelas associadas ao Garoa. Espera-se que as pessoas interrompam imediatamente qualquer comportamento inaceceitável assim que lhes for solicitado.

Se uma pessoa tiver um comportamento inaceitável, os associados podem tomar qualquer medida que considerem apropriada, incluindo a retirada temporária (e sem reembolso no caso de um evento pago).

Após apuração dos fatos, o CMC pode decidir até mesmo pela expulsão permanente da pessoa ofensora.

Se você testemunha ou está sujeito a um comportamento inaceitável

Se você estiver sujeito ou testemunhar um comportamento inaceitável, ou tiver outras preocupações, por favor notifique uma pessoa associada assim que possível. Você pode encontrar uma lista de pessoas associadas no site do Garoa. Além disso, as pessoas associadas estão disponíveis para ajudar as pessoas que sofreram um comportamento inaceitável a se sentirem seguras.

Como responder a uma queixa

Se você acha que foi falsamente ou injustamente acusado de violar este Código de Conduta, deve notificar uma das pessoas associadas com sua versão dos fatos, que será analisada juntamente com a queixa original.

Escopo

Esperamos que todos as pessoas que visitam ou participam da comunidade do Garoa sigam este Código de Conduta em todos os locais — on-line e presenciais — bem como em todas as comunicações relacionadas às atividades do Garoa.

Licença e atribuição

Este Código de Conduta é baseado no Código de Conduta de Berlim.