Capture The Flag

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

O CTF no Garoa surgiu (quase) sem querer com um grupo de entusiastas que descobriu compartilhar o interesse por CTF e um dia livre durante a semana (sábados).

O principal eixo da atividade é desenvolver em equipe e compartilhar conhecimentos que abordam desde - claro - CTF competitivo até segurança digital.

A atividade é realizada todos os sábados a partir das 16h.

O local da atividade é o Garoa Hacker Clube, para saber como chegar: veja aqui.

Bem como nas demais atividades do Garoa, não são necessários pré-requisitos sobre o assunto, inscrição, ou pagamento para participar.

Legal parça, mas o que é CTF?

Bom, o CTF ou Capture the Flag, bem como o próprio nome remonta, é um jogo no estilo pique-bandeira com o foco em segurança digital. Nesse contexto, diversos desafios são disponibilizados em uma plataforma na qual a resolução de cada um deles implica o uso de conhecimento nas diversas áreas de segurança, como: Criptografia, Reverse Engineering, Web Hacking, Exploitation, entre outras. Cada problema resolvido confere ao time ou competidor uma "flag", ou seja, uma string, geralmente no formato CTF{Algo_Aqui_dentro} que comprova que o desafio foi superado, fornecendo pontos ao time durante a competição.

Atualmente, o CTF é uma das formas mais interessantes e animadoras de se aprender segurança digital e um video explicativo sobre o assunto pode ser encontrado aqui.


Sobre a Atividade

Atualmente o grupo mantém seu foco na resolução de máquinas virtuais do site Hack The Box. Porém já existem dissidências focando o estudo em Engenharia Reversa.

Apesar do foco da maioria do grupo, existem pessoas de praticamente todas as categorias de CTF para desenvolver e compartilhar o que sabem, seja através de resoluções de exercícios ou máquinas em conjunto e até uma apresentação da solução encontrada por algum membro.

Formato

A atividade é aberta e acontece toda semana durante os sábados, começando às 14h. Não é necessário qualquer pré-requisito para participar.

Ao longo das semanas serão propostos desafios e passados materiais para que todos possam aprender ao máximo com a atividade.

Onde estamos?

Telegram

Responsáveis

Atividades relacionadas

Quebrando o Cerco: Atividade de Segurança da informação do Garoa.