Capture the flag

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

No âmbito da informática, são competições que envolvem diversas competências dos profissionais/estudantes/entusiastas para a resolução de desafios relacionados à infosec (segurança da informação), com o objetivo de capturar a bandeira (normalmente um código) e pontuar.(Fonte: https://ctf-br.org/sobre/)

O que é?

As Capture the flags, popularmente conhecidas como CTF, são competições que envolvem diversas competências para a resolução de desafios relacionados à segurança da informação. Os desafios (de diversos níveis de dificuldade, que aumentam gradativamente desde o super noob até o insano)são sempre voltados com o objetivo de capturar a bandeira e pontuar.

Existem dois tipos de CTFs, os Jeopardy-style (estilo Quiz), que normalmente são online e servem como Qualificatórias para as Finais de Attack/Defense, que são realizadas on-site (offline). Ainda há a possibilidade do evento ser “híbrido”, e misturar os dois tipos, como é o caso do CTF brasileiro Pwn2Win.

  • Attack/Defense: de forma genérica, as equipes recebem uma VM com diversos serviços (alguns vulneráveis), e o objetivo é capturar as bandeiras alheias e proteger as do seu time com patchs.
  • Jeopardy-style: são apresentadas questões de diversas categorias, níveis de dificuldade e pontuações. As categorias variam de competição pra competição, mas as principais são:


Materiais de apoio para começar a estudar

  • Para estudar Criptografia e Engenharia reversa, o The Matasano Crytp Challenges:

http://cryptopals.com/

O conteúdo é mostrado através de desafios que vão aumentando de dificuldade. A ideia do site vai além de mostrar como os sistemas de encriptação são construídos, mas também mostrar como eles são atacados.