Cine Garoa

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Sessões de cinema no Garoa.

Camera.png


Cinema Livre

Curtas feitos totalmente com tecnologias livres

Floresta Vermelha

Software livre para cinema

Hardware livre para cinema

Elphel

Elphel é uma câmera desenhada totalmente em hardware livre, desenvolvida por Elphel Inc. Inicialmente foi pensada para aplicações cientificas, embora ao longo do tempo tenha sido empregada em projetos como o Google Street view e escaneamento de livros do Google e criação de imagens digitais para o cinema


"The beauty of an open source camera to me is a step back toward the dark room, in which making the tools is part of the joy of making the art." - Lee Parker, IMAX Cinematographer.

Análise de Filmes

Próximas sessões

Eventos passados

"Poesia Sin Fin"

24/FEV/2019

The Holy Mountain (1973)

24/FEV/2019

Mountain.png

A Montanha sagrada é um filme de 1973, classificado como um filme dos gêneros surrealista e de fantasia dirigido por Alejandro Jodorowsky, que também colaborou como ator, compositor, designer de cenário e figurinista.

Uma das várias críticas do filme à religião

Convide seus amigos para assistir A Montanha Sagrada. Observe suas reações, que transitam entre o choque e a indignação. No geral, as feições dos espectadores se resumem a um queixo caído e um olhar de incredulidade. É muito frequente soltarem risadas nervosas. Os comentários, na maior parte das vezes, limitam-se a expressões como:

— Cara, que viagem...

A Montanha Sagrada pode parecer um pouco sem sentido para quem não tem nenhuma noção de magia e alquimia medievais, aparentando ser um filme que muda de foco muito rápido, mas que usa elementos de diversas culturas e religiões simbolicamente para expressar a si mesmo, de forma a fascinar qualquer entusiasta de estudos antropológicos.


Ladrão (Horacio Salinas), figura similar a Cristo, perambula por estranhos cenários repletos de símbolos religiosos e pagãos. Um guia espiritual(Alejandro Jodorowsky) o apresenta a sete pessoas, cada uma representante de um planeta do sistema solar. O objetivo dele é se tornar um dos deuses imortais que vivem na Montanha Sagrada e dominam o mundo.

Filmes relacionados: Poesia sem Fim (2016), Santa Sangre (1989)

Tags: Misticismo, Alquimia, Psicanálise, Jung

Moonwalker (1988)

10/FEV/2019

Se você espera um filme mainstream, não assista

Moonwalker é um filme musical do cantor Michael Jackson, lançado em 1988, durante a Bad World Tour, contendo trechos de vários clipes do astro. Você pode obter mais detalhes sobre o enredo do filme acessando esse link da Wikipedia.

O filme difere totalmente da estrutura clássica de um filme comercial: moonwalker é um filme despido de compromisso com a lógica, de linearidade, estrutura de atos, desenvolvimento de personagens, da relação “tensão x resolução” e de um final conclusivo.

Moonwalker precisa ser encarado como uma experiência audiovisual, uma obra experimental, um filme híbrido entre o cinema musical e o nascente videoclipe moderno tal qual temos hoje, o qual o próprio Michael Jackson foi o principal responsável e mentor.

Tudo é inegavelmente muitíssimo bem filmado e dirigido, com primorosa direção de arte e figurino caprichado. O resultado deste bom acabamento cinematográfico está na beleza de certos planos que colocam o personagem de Michael na contraluz – em que apenas sua silhueta aparece em negro destacando o perfil de seus movimentos. Esse tipo de recurso estético, que faz uso dos movimentos da sombra do artista, permeou toda a carreira de Michael.

É difícil precisar exatamente o que esse filme é: uma mistura de clipes musicais e uma história com um roteiro curto no meio, talvez uma mistura de David Linch com Alejandro Jodorowsky e música pop misturada no liquidificador, portanto simplesmente sente e aprecie!

Bônus

Aposto que você jogou primeiro e descobriu o filme depois

Quem nasceu na década de 80/90 vai se lembrar do jogo do filme para mega-drive.

Porém, Michael Jackson´s Moonwalker não é um, mas são três jogos diferentes lançados para os sistemas da SEGA. A edição de Master System é um demake da versão de Mega Drive, enquanto nos Arcades se trata de um jogo diferente.

A ideia de Moonwalker para Mega Drive é bastante simples: você deve explorar o cenário abrindo portas e janelas para encontrar crianças e assim enfrentar o chefe com o tradicional sistema de plataforma em 2D.

A versão para Arcade foi lançada alguns meses antes do Mega Drive e teve maior participação do Rei do Pop, já que ele foi o produtor e o designer, sendo bem diferente da versão para consoles como pode ser conferido nesse vídeo.

Io, o último na Terra (Netflix)

20/JAN/2019

Enquanto uma jovem cientista busca uma forma de salvar a Terra em colapso, ela conhece um homem que tenta pegar a última nave decolando do planeta.

  • Domingo, 20/JAN/2019 19:30

Os anarquistas

13/JAN/2019

  • Domingo, 13/JAN/2019 às 19:30