DojoOpenSCAD

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa
Dojo-OpenSCAD.png

Evento

Dojo OpenSCAD
Tema: prática em grupo de modelagem 3D utilizando a linguagem OpenSCAD
data: Toda terça-feira (próximo evento: 06 de março de 2012)
horário: a partir das 19h30
organização: Felipe "Juca" Sanches e Rodrigo "Pitanga"


Como chegar

O Garoa fica em uma ampla casa em Pinheiros.

Estamos a 5 minutos de caminhada do metrô Pinheiros (Linha amarela) e a região é servida por diversas linhas de ônibus.

   Endereço: Rua Costa Carvalho, 567, Fundos - Pinheiros
             São Paulo, SP, Brasil - CEP 05429-130
Comochegar.jpg

Da porta do Garoa à porta do metrô Pinheiros são 310m em linha reta (voando, caso você queira fazer este trajeto com um drone), mas pelas ruas Gilberto Sabino, Sumidouro e Costa Carvalho dá 447m, ou cerca de 5 minutos para uma pessoa caminhando a 1.5 m/s.

  • Mas, se você fosse um velociraptor, demoraria apenas 24,5 segundos para chegar ao Garoa. Infelizmente (ou não) nosso estacionamento para velociraptors está desativado há mais de 70 milhões de anos (mas temos um bicicletário!).
  • Para entrar na casa, tocar a campainha que fica ao lado do portão.

Transporte público

Prefira o transporte público! É a maneira mais fácil e barata de chegar aqui!

Ônibus

Linhas de ônibus que param nos arredores do Garoa:

  • 177Y-10 TERMINAL PINHEIROS - METRÔ BARRA FUNDA
  • 199D-10 TERMINAL PINHEIROS - VILA IORIO
  • 5100-10 TERM. PQ. D. PEDRO II
  • 576M-10 TERMINAL PINHEIROS - V. CLARA
  • 637A-10 TERM. PINHEIROS - TERM. JD. ANGELA
  • 637A-21 TERM. PINHEIROS
  • 637A-25 TERM. PINHEIROS
  • 637A-26 TERM. PINHEIROS
  • 637P-10 TERM. PINHEIROS
  • 647P-10 TERM. PINHEIROS - COHAB ADVENTISTA
  • 648P-10 TERM. PINHEIROS - TERM. CAPELINHA
  • 702N-10 TERM. PINHEIROS - TERM. PQ.D.PEDRO II
  • 709P-10 TERM. PINHEIROS - EST. STO. AMARO/AV. GUIDO CALOI
  • 719P-10 METRÔ ARMÊNIA - TERMINAL PINHEIROS
  • 7228-10 PCA.RAMOS DE AZEVEDO
  • 802C-10 LGO. DA CONCORDIA - CEASA
  • 809A-10 TERMINAL PINHEIROS - JD. D' ABRIL
  • 809D-10 TERMINAL PINHEIROS - COHAB EDUCANDARIO
  • 809J-10 TERMINAL PINHEIROS
  • 809P-10 TERM. PINHEIROS - TERMINAL CAMPO LIMPO
  • 809R-10 TERMINAL PINHEIROS
  • 930P-10 TERM. PINHEIROS - TERM. PQ.D.PEDRO II

Mapa por onde passam as linhas

Metrô/Trem

O Garoa Hacker Clube fica bem próximo (cerca de 3 quadras) da Estação Pinheiros (linha 4 Amarela do Metrô e linha 9 Esmeralda da CPTM). Há também quem prefira descer na estação Faria Lima e vir a pé pela rua do Sumidouro.

A linha Amarela funciona até a meia-noite de segunda a sexta-feira e até a 1:00 da manhã aos sábados.

Bem aqui vai um passo-a-passo de direções para caminhar do metrô até a sede. É fácil, ninguém se perde, são 450 metros e 5 minutos.

  • Na estação de metrô Pinheiros, ache a saída para a Rua Gilberto Sabino.
  • A Rua Gilberto Sabino é uma rua pequena e plana. Andando para a esquerda, em 2 quadras, vai passar pelo terminal de ônibus urbanos, pequenos bares, algumas casas. Duas quadras, chega o fim da Rua Gilberto Sabino. Aí está na Rua Sumidouro. Nesta esquina está um edifício-estacionamento feio com cinco andares, e um restaurante/churrascaria.
  • Virando à direita, a Rua Sumidouro é uma leve subida. Caminhando 2 quadras, vamos passar à esquerda uma estação de bombeiros, com os caminhões vermelhos, e um longo muro com plantas trepadeiras. No fim de 2 quadras, chega na esquina da nossa Rua Costa Carvalho.
  • Ficamos na Rua Costa Carvalho, número 567 (virando à esquerda para quem subiu a Sumidouro caminhando, no sentido contrário dos carros). A entrada do Garoa fica a poucos metros da esquina com a R. Sumidouro. Temos o guarda-chuva do Garoa pintado no alto da porta. E uma campainha.

Veja no Google Maps as direções minuciosamente detalhadas: http://goo.gl/maps/ygR0T

Bike

Se vier de bicicleta, é possível guardá-la no quintal. Traga o seu cadeado e não deixe de trancar a bike. Lembre-se que, após as 20h30, é possível levar a bicicleta no metrô - uma boa opção para quem está cansado ou tomou umas cervejas.

Velociraptor

Um velociraptor partindo do repouso na estação Pinheiros do metrô e acelerando a 4m/s^2 atinge sua velocidade máxima de 25m/s em 6,25 segundos após percorrer cerca de 78 metros. Os 368 metros e 87,5 cm restantes são percorridos em velocidade máxima levando mais 14,7 segundos.

Ou seja, o velociraptor chega no Garoa em 21 segundos!

Estacionamento

Para quem vier de carro, há vagas de estacionamento na própria rua Costa Carvalho, mas tome cuidado pois é proibido estacionar na quadra do Garoa no lado direito da rua (oposto). No lado esquerdo (onde está o Garoa) o estacionamento é liberado em alguns horários, mas há poucas vagas. No quarteirão anterior ao Garoa costuma ter muito mais vagas.

Caso deseje parar o carro no estacionamento, há dois estacionamentos na Costa Carvalho, após cruzar a rua do Sumidouro (do lado direito).

Sinta-se à vontade para editar esta página com suas descobertas!

Descrição da atividade

Temos organizado semanalmente (nas noites de 3a-feira) um Dojo diferente no Garoa. Tem a mesma dinâmica do dojo que todo mundo já conhece: uma grupo de pessoas com um projetor se alternando para tentar resolver um problema de programação. Mas nesse caso, o problema envolve a modelagem de algum objeto 3D para impressão e a programação é feita na linguagem do OpenSCAD.

Pra quem não sabe, o OpenSCAD é um software livre de CAD para modelagem 3D algorítmica e paramétrica. Ou seja, modela-se escrevendo código. O resultado da execução do código é um modelo tridimensional.

O dojo de impressão 3d funciona da seguinte forma:

As pessoas trazem objetos de referência que gostariam de modelar e a gente escolhe algum pra fazer o dojo. Nem todo formato é fácil/viável de imprimir e para o dojo seria ideal trabalhar com objetos de forma simples e bem "geométrica". Posso explicar esses critérios em maior detalhe em função dos objetos que as pessoas trouxerem.

A cada round, duas pessoas ficam sentadas na mesa do notebook. Uma fica no teclado, escrevendo código no OpenSCAD que vai mostrando em tempo real o objeto 3d gerado pelo script em desenvolvimento. A outra pessoa fica sentada do lado dando apoio. A segunda pessoa irá manusear o objeto físico que estamos querendo modelar e poderá utilizar um paquímetro para tirar medidas. Pra ficar show de bola precisaremos idealmente ter uma webcam filmando a mesa onde essa segunda pessoa manuseia a peça de referência e jogando a imagem no projetor. Assim todo o grupo poderá ver no projetor, não apenas a tela do notebook, mas também a imagem do objeto que queremos modelar.

De tempo em tempo muda de round. Quem tava de co-piloto manuseando o objeto de referência, pula pro notebook, e alguém da platéia vira co-piloto.

Depois de terminada a modelagem, a gente bota pra imprimir o objeto criado e fazemos o upload do objeto (junto com o código fonte :-D) no site Thingiverse.org usando um login do Garoa Hacker Clube :-)

happy hacking,

Felipe "Juca" Sanches