Estudo de device drivers

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Idéia Inicial

Vamos listar aqui alguns dispositivos que achamos interessantes e que já sejam suportados pelo kernel Linux. De preferência algum dispositivo que a gente tenha acesso fácil, por exemplo de um dispositivo que esteja disponível no Garoa.

A primeira atividade do grupo de estudos será a gente buscar identificar o modelo exato do hardware (device id/vendor id) e com isso identificar qual driver na árvore do kernel implementa o devido suporte.

A segunda é ler o código do driver e conversamos ao longo do evento sobre o que estivermos lendo. Podemos jogar o código fonte no projetor e alguém toma a liderança pra ir tentando "ler em português" pro resto da galera o que está escrito em C no código.

Registro das atividades

Terça-feira 09/09/2014

Kern, Leão e Leonardo colocaram para funcionar uma Dell blade que estava no depósito do Garoa escrito "Garoa Livre S/ HD". A blade tinha HD dentro, então a substituímos por outra que estava sem identificação e também foi encontrada no depósito. Foi decidido que iremos utilizar Slackware por facilidade de recompilação do kernerl, caso precise. O SO ainda não foi instalado na HD, será atividade para o próximo encontro, Leão se prontificou a baixar e instalar.

Eu, kern, sugiro aos interessados assistir a essa sequencia [1] muito sucinta e objetiva explicando o desenvolvimento de drivers . Estou folheando o livro "Linux Device Drivers" que encontrei na bib do Garoa para ver se encontro info mais detalhada.

Links

  • Videos explicativos

http://www.youtube.com/playlist?list=PL16941B715F5507C5

  • Opinião da comunidade StackOverflow

http://stackoverflow.com/questions/11220720/linux-kernel-device-driver-programming

  • Site oficial do kernel

http://www.kernel.org

  • Linux Device Drivers em ingles

http://www.xml.com/ldd/chapter/book/ ( versão antiga de 1999 em português encontra-se na biblioteca do Garoa)

  • The Eudyptula Challenge

http://eudyptula-challenge.org/