Forjar e Fundir

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Forjar e Fundir Evento focado em derreter coisas (tecnicamente, levá-las ao estádo líquido por processo de fundição). Isso envolve desde fazer a própria forja, usar carvão, energia elétrica, propano, trítio como fonte de calor, discutir questões de segurança do trabalho, possibilidade de fazer lâminas, descobrir as terminologias técnicas, fazer os próprios cadinhos.


Sábado, 22/Setembro/2018 18h30: Quarta oficina de fundição Vamos fazer um forno do zero para usar no encontro seguinte e tentar fazer cadinhos. Continuaremos a trocar experiências sobre forjas, fundição e assuntos correlatos, além de fazer planos para eventos futuros. Pessoas com e sem experiência são bem-vindas.


Sábado, 15/Setembro/2018 16h00: Terceira oficina de fundição Vamos continuar fazendo lingotes, porém, dessa vez, usaremos uma proteção feita de arame no cadinho, para tentar tornar o carregamento de carvão mais eficaz. Tentaremos, dessa vez, fazer o casting de uma peça, a ser definida, usando a técnica da cera perdida. Discutiremos a possibilidade de fazer vidro com um forno a carvão e como calcular os preços de utilização da forja a carvão e da forja a gás propano. Falaremos sobre possíveis designs de fornos e suas aplicações. Continuaremos a trocar experiências sobre forjas, fundição e assuntos correlatos. Pessoas com e sem experiência são bem-vindas.

Edit pós-evento: Não conseguimos fazer lingotes pois o fundo do cadinho ficou com uma estrutura de carbono porosa e o alumínio foi absorvido. No final, a junta de solda do extintor usada como cadinho cedeu e pudemos separá-lo em duas partes. Conversamos sobre fazer um evento móvel e fazer um casting de um formigueiro vazio. Para isso precisamos montar um forno maior e arrumar um cadinho maior. Vamos continuar recebendo novos integrantes para os próximos encontros e tentar evoluir na técnica.


Sábado, 08/Setembro/2018 15h00: Segunda oficina de fundição

Faremos a partir de latinhas de alumínio, lingotes de alumínio puro, para serem usados em projetos futuros. Continuaremos a trocar experiências sobre forjas, fundição e assuntos correlatos. Pessoas com e sem experiência são bem-vindas.


Sábado, 25/agosto/2018 13h00: Primeira oficina de fundição de Alumínio e fabricação de forjas

O evento terá como foco a operação de uma forja para fusão de alumínio, de baixo custo de construção e operação, recomendações de segurança, técnicas e tudo o que mais envolver o tema. Pessoas com e sem experiência são bem-vindas.


Links úteis: Fazendo cadinhos: https://www.youtube.com/watch?v=lXvPPUps0I4 Conectando propano no forno: https://www.youtube.com/watch?v=hqFDRBZZPWQ