GunSmoke

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

objetivos

  • Aprendizado de emulação por meio da comparação do circuito digital da placa que temos em mãos com o código fonte de emulação desse jogo no M.A.M.E.
  • Escrever software para esta plataforma
    • editor de sprites
    • fazer um game oldschool do Garoa
  • levantar por completo o esquemático da placa deste jogo
  • ressuscitar esta placa de modo que ela volte a ser jogável
    • montar/comprar um joystick
    • comprar um CRT de arcade ou adaptar uma TV velha
    • comprar um conversor de R-G-B-Sync para VGA e usar um monitor LCD comum.
    • adaptar o fuzebox para gerar sinal NTSC (ou verificar qual é o chip usado pelo fusebox para gerar NTSC e comprá-lo a parte)
  • descobrir mais sobre a história técnica do desenvolvimento deste jogo ou jogos da mesma época
    • entrar em contato com o desenvolvedor do jogo

log

Iniciei o estudo fazendo uma lista de circuitos integrados usados neste arcade (GunSmoke/CIs) mas depois que eu comecei a levantar o esquemático do circuito, cheguei à conclusão de que uma mera lista de CIs não é muito útil.

O esquemático está sendo documentado aqui: https://github.com/GaroaHC/GunSmoke (use o software KiCAD para visualizar e/ou editar o esquemático)

geração de video

contadores

Os CIs IC106, IC107, IC39, IC52 e IC66 são contadores 74LS161. Imagino que eles sejam contadores de pixels horizontais e verticais. Pretendo investigar essa parte do circuito em mais detalhes.

Como cada um tem 4bits, meu chute é de que o par IC106 e IC107 seja para contar as linhas (8 bits) e os outros três sejam pra contar as colunas (dado que precisamos de mais de 8 bits pra isso)

Acidentes

Tentamos adaptar uma fonte de um servidor, pra transformá-la numa fonte de bancada. Entretanto, ao ligar as alimentações de 5volts e 12 volts, os fios foram ligados ao contrário e a placa foi danificada. Não se sabe a extensão do dano. Entretanto, percebe-se que uma região da PCB bem embaixo de um dos chips de som está chamuscada. Então provavelmente esse chip já era. Talvez outros chips tenham queimado também. Pare tentar ligar novamente a placa, recomenda-se desoldar esse chip de audio.

Outro dano conhecido é um capacitor ruim ligado na alimentação da placa. Trata-se de um eletrolítico 16V/1000uF ligado entre os pinos 27 e 26 do conector JAMMA. Em parelelo com esse capacitor havia um componente desconhecido. Pode ser um diodo zener ou um resistor. Não dá pr asaber o que era por que os componentes estavam velhos, ressecados e quebradiços. Ao ligar a alimentação, a solda derreteu e o capacitor se soltou da placa. Precisamos de alguém que entenda de fontes de alimentação pra nos instruir sobre como prosseguir nesse reparo.

Testes

Para verificar se a placa ainda funciona conectou-se a mesma em um Arcade Eletromatic 21" no socket Jamma.

Como era esperado o som não funcionou e, por estarem soltos os fios R e B do RGB, somente o G funcionou no padrão de cores. Aqui estão as imagens dos testes:

Gunsmoke1.jpg Gunsmoke2.jpg