Lambda I/O

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Quem somos?

A Fundação Lambda I/O consiste de uma iniciativa aberta que visa introduzir as pessoas ao redor do mundo a todos os recursos e benefícios de se conhecer o paradigma de programação funcional.

Nossa missão é desconstruir a doutrinação acerca do ensino de linguagens imperativas que, infelizmente, assola muitos lugares do mundo e, consequentemente, seus sistemas de ensino de TI - desde cursos técnicos a pós-graduações - fornecendo recursos e uma comunidade que tornaria muito mais fácil de se aprender sobre programação funcional, linguagens funcionais, casos de uso etc.

Leia nosso Manifesto.

Código de Conduta do Evento

Recomendações:

  • Use linguagem acolhedora e inclusiva. Comentários exclusivos, piadas ofensivas e ameaças não são aceitáveis.
  • Não se dirija a outras pessoas de forma intimidante ou degradante.
  • Atente às maneiras como as palavras que você escolhe podem afetar as outras pessoas.
  • Assédio não será tolerado. Por assédio compreendemos contato físico indesejado, atenção sexual ou contato social ininterrupto.
  • Toda interação deve ocorrer a partir de consentimento das partes. Saiba que o consentimento é explícito, consciente e contínuo – não está implícito. Se você não tem certeza se o seu comportamento em relação a outra pessoa é bem-vindo, pergunte-lhe. Se alguém lhe disser para parar, pare!
  • Tenha em mente que publicar (ou ameaçar publicar) a identidade pessoal de outras pessoas sem o seu consentimento é uma forma de assédio.
  • Atente à participação de outras pessoas, incluindo o uso do horário da conferência. Todas as pessoas devem ter a oportunidade de serem ouvidas. Em sessões em grupo, mantenha os comentários sucintos de modo a permitir o máximo envolvimento de todas as pessoas participantes. Não interrompa as outras pessoas se não estiver de acordo.
  • Se você ver algo inapropriado, fale. Se você não se sentir à vontade, procure os organizadores responsáveis e relate o comportamento inapropriado.
  • Como uma regra geral imperativa, seja intencional em suas ações e humilde em seus erros.

Como vai funcionar?

Próximo Encontro

O que: Sexta edição do Lambda I/O Sampa Meetup - Introdução à linguagem Scala
Quando: Quinta-Feira, 07/Fevereiro/2018, das 19:30h às 22:30h
Onde: Sede do Garoa Hacker Clube
Responsáveis: Ian Fernandez, Ana Bastos



Atividades Passadas

15/Janeiro/2018

Foi apresentado uma introdução à funtores e mônadas em Haskell. Repositório: Repositório da Atividade

13/Dezembro/2018

Foi apresentado uma introdução da linguagem Haskell, básico sobre tipos e casamento de padrões Repositório: Repositório da Atividade

25/Outubro/2018

Foi apresentado conceitos e técnicas de desenvolvimento interativo em Clojure e em Clojurescript, por Enzzo.

Repositório

O Terceiro encontro contou com a presença Interestadual do Enzzo, que levará algum material para falar sobre "Programação interativa em clojure". Este material, será um material interativo e será apresentado interativamente de acordo com o publico. Na ausência de publico, o material não funciona, mas na ausência de material, o publico ainda pode interagir.

20/Julho/2018

O Segundo encontro foi uma revisão sobre as estruturas de dados primárias de Clojure e uma introdução sobre programação em Clojure, com a ajuda do Clojurescript Koans.

27/Maio/2018

O primeiro encontro no Garoa foi uma mesa redonda para debater e agregar conteúdo além de alinhar o conteúdo programático dos nossos próximos encontros.Houve uma discussão sobre aplicações de grande requisição em JavaScript e como utilizar características de programação funcional ajuda à lidar com threads em banco de dados.