MSXs

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

No depósito do Garoa existem 4 MSXs. Dois foram reformados e funcionam perfeitamente.

Modelos

Expert

MSX-Expert.jpg

É o modelo cinza, com teclado combinando. Tem porta de expansão e parece ser um modelo mais robusto.

Expert Plus

MSX-ExpertPlus.jpg

É o modelo preto, o teclado tem algumas teclas cinzas. Por se tratar de um modelo feito na época em que a Gradiente tentou cortar custos, não possui expansão nem saída RGB, e a placa mãe é de camada simples com soldas feitas à mão.

Outros

Existem 2 outros MSXs que não foram testados e têm aparência bem judiada. Um deles está sem fusível.

Acessórios

Cabo Data-Corder

Junto a um dos MSXs está um cabo soldado por Erin com um cabo de teclado AT e 2 plugs de áudio. A porta de trás do MSX deveria conectar a um drive que nada mais é que um toca-fitas, portanto funciona baseado em áudio. Com o cabo, é possível ligar a saída de som de um PC à entrada do Data-Corder e carregar um programa como se fosse de fita utilizando alguns utilitários (ou apenas um arquivo de áudio que equivale ao que estaria gravado na fita).

O programa CasLink2 faz a conversão de jogos de cassette (.cas) e cartucho (.bin, .rom) para áudio (.wav), podendo tocar pelo PC para carregar no MSX sem precisar usar fitas físicas.

O outro plug, que corresponde à saída do MSX, pode ser ligado a uma entrada de áudio e gravada, para armazenar programas feitos no próprio MSX.

Conversor RGB

Canibalizado por Juca para uso no Arcade que está na cozinha de modo a substituir o CRT quebrado por uma televisão comum.