Matemáticos de Quinta

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

O que é?

Matemáticos de Quinta é uma atividade do Garoa para os apaixonados pela Matemática e interessados em ensinar e aprender sobre ela. Mensalmente, nos encontramos no Garoa para compartilhar descobertas, insights, ideias e soluções na área da Matemática. A programação é definida pelo interesse do grupo. Pessoas de todos os níveis de conhecimento em Matemática são bem vindas!

Próximos Encontros

18/fevereiro/2017

25/fevereiro/2017

Assuntos sugeridos

  • Grupos com cubos mágicos (Yumi)
  • Determinantes (Chong Li)

Encontros Passados

Teoria dos Jogos e O Dilema do Hacker, (21/01/2017)

Nessa atividade, Fábio Hirano irá discutir os princípios da Teoria dos Jogos, que ficou famosa pelo prêmio Nobel oferecido à John Nash por seus trabalhos na área. Um dos problemas clássicos da área é o chamado "Dilema dos Prisioneiros", que veremos aqui nessa atividade com uma roupagem, digamos, mais "hacktivista". Essa atividade será baseada no artigo The Hacker's Dilemma: Applying Game Theory to the Hacker-Enterprise Relationship, de Dan Suart.

Pré-requisitos para acompanhar: respirar

Referências

TBD

Problema da Galeria de Arte, Fábio Hirano (15/10/2016)

Art gallery problem.png

Um dos mais clássicos problemas da Geometria Computacional, o problema da Galeria de Arte se resume em encontrar o menor número de guardas necessários para cobrir toda a planta de uma galeria de arte. Particularmente, sou um apaixonado por problemas de Geometria Computacional e esse é um dos que mais gosto. Nessa atividade, irei falar sobre a prova de limite superior de Chvátal e a simplificação de Fisk, que converteu o problema geométrico numa bela representação de grafos.

Pré requisitos para acompanhar: conhecimento básico em Geometria Euclideana (aquela do colégio serve muito bem!)

Referências

Referências Gerais