Metadesign

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Metadesign & Hackerismo

Resumo

Bate-papo com Caio Vassão[1] sobre Metadesign e suas confluências com as atividades de Hacking.

Slide com as 4 ferramentas principais do Metadesign

Metadesign.jpg

O que é Metadesign?

Em poucas palavras, o que é o Metadesign? Metadesign é o design do design, ou a capacidade de projetar e pensar a maneira como vamos projetar algo. Metadesign é uma das formas de design thinking. Através do metadesign podemos fazer as perguntas certas e chegar a soluções inovadoras.

Metadesign vai ajudar quando:

- O problema é complexo demais para ser abordado diretamente, pelas limitações da mente humana. Ex: problema do lixo urbano, da poluição ambiental, extinção de espécies, mobilidade urbana, etc.

- O problema envolve exponencialidade - o crescimento exponencial está envolvido nas relações humanas digitais (ex: 6 graus de separação, redes sociais, crowdsourcing, lei de Reed), na evolução da tecnologia (ex: superação da Lei de Moore e A Teoria das Mudanças Aceleradas), em vários campos de pesquisa atual ligados à singularidade tecnológica (ex: mineração de asteróides no espaço).

- Sistemas complexos que precisam ser tornados simples para utilização do usuário final. (O melhor exemplo é o Arduino. Todo o conceito de uma placa simplificada que permite a pessoas leigas fazerem automação e controle de coisas que apenas engenheiros tarimbados conseguiam antigamente.)

- Projetos que envolvem números muito além da escala humana imediata. Exemplos: Um app usado por milhões de pessoas ao redor do mundo. Um sistema que mapeia o consumo de determinado alimento em um continente inteiro.

- Soluções que envolvam capilaridade e descentralização. Exemplo: Soluções como o Airbnb, que seriam impensáveis décadas atrás.

- Questões que envolvam o paradigma da emergência - Como projetar cidades que se modificam continuamente ao longo do tempo? Como prever o quanto o urbanismo de uma cidade se modifica com a introdução de tecnologias como os apps Waze e mesmo o Whatsapp, que muda o comportamento dos motoristas, e consequentemente, todo o comércio nas avenidas por onde os usuários trafegam?

Muitas das soluções para o problemas complexos da atualidade poderiam ser abordados mais eficientemente com o metadesign


O evento é gratuito e aberto.

Data

Sexta, 16/setembro/2016, 19h00

Onde: Garoa Hacker Clube. Rua Costa Carvalho, 567 Fundos. (Metrô Pinheiros)

Organização: Sandro Friedland

Referências

Cibernética – Wikipédia https://pt.wikipedia.org/wiki/Cibern%C3%A9tica#Cibern.C3.A9tica_e_revolu.C3.A7.C3.A3o_tecnol.C3.B3gica

Introdução ao Metadesign http://pt.slideshare.net/caiovassao/introduo-ao-metadesign

Lei de Reed

A Teoria das Mudanças Aceleradas https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_mudan%C3%A7as_aceleradas