O Outro Lado BSidesSP ed 4/Tornando Pública a Navegação “In Private”

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Palestra Tornando Pública a Navegação “In Private”

Horário: 11:00 as 11:50

Duração: 50 minutos (mais 10 minutos para perguntas e respostas)

Local: Sala 2

Resumo

A crescente preocupação dos usuários com o sigilo dos dados gerados pelas atividades desenvolvidas no decorrer da navegação pelas páginas web fomentou o desenvolvimento de opções de navegação que ofertassem maior grau de segurança e sigilo para estes dados.

Se por um lado tal recurso, em caso de funcionamento perfeitamente alinhado as diretrizes de segurança, fornece ao usuário privacidade em suas atividades online, por outro lado fica claro que em caso de ilícitos cometidos, os agentes da lei têm que lidar com mais esta dificuldade para obter dados que forneçam provas necessárias durante uma investigação.

Independente do caso é importante verificar se as diferentes ofertas de mecanismo de navegação privada realmente funcionam.

A metodologia proposta mostrou que, dependendo do navegador utilizado, é possível recuperar dados em formato de texto sobre páginas visitadas durante a navegação sigilosa e até mesmo figuras que constituem essa página, em clara violação ao requisito funcional básico deste recurso.

Palestrante

Fernando P Amatte Fernando P Amatte, com mais de 15 anos de experiencia na área de segurança da informação, possui as mais respeitadas certificações do mercado da segurança, como CISSP, GCIH e MCSO. Com experiencia em provedores de acesso de grande porte, trabalhou em empresas multinacionais de telecomunicação e setor financeiro. Atua como consultor de segurança da informação e como professor nos cursos de Pos-Graduação da Veris Educacionals (IBTA) e SENAC em Campinas. Alem de desenvolver softwares em diversas é tambem pesquisador de malwares. Perito de informática para o Tribunal Regional do Trabalho de Campinas.