Oficina de Scanning e Análise em Vulnerabilidades OpenVAS4

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Horário 01/02/2012 às 19:30- Garoa Hacker Clube.

Quem pode participar Qual participante que tenha o desejo de aprender e também ensinar, afinal sempre ensinamos e aprendemos com alguém. Que seja iniciante ou não. Se você já sabe alguma coisa ou até mais, venha tambem participar e colabore com os participantes, no hands-on.

Descrição O objetivo da oficina é apresentar ferramentas livres, como o OpenVAS  visando, scanning e identificação de vulnerabilidades, para gerar reports de maneira automatizada dos ambientes a serem analisados. Lembrando que uma real visão em análise de vulnerabilidades, não é só de scanning em vulnerabilidades automatizado, mas também dos aspecto de análise manual em vulnerabilidades (qual não será abordado nesse workshop).

Proposta Durante o workshop serão demonstradas ferramentas livres, especificamente o OpenVAS utilizados para esta atividade visando identificação de vulnerabilidades automatizadas em redes com fio. A palestra tem o objetivo de debater as tecnologias envolvidas, ameaças, peculiaridades, vulnerabilidades. Vamos demonstrar essas análises em vulnerabilidades, em formato de PoC entre os ambientes virtualizados e isolados. Não será demonstrado um scanning de vulnerabilidade em ambientes reais de produção, mas estes conhecimentos os participantes poderam o fazer, se necessário, após o workshop com autorização expressa escrita, dos detentores dos recursos que serão analisados.

Esse workshop é apenas didático, para aprendizado do uso da ferramenta OpenVAS. Nem o instrutor e nem o GaroaHC, se responsabiliza, pelo atos idevidos praticados por seus participantes diretos ou indiretos.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de Linux Conhecimentos básicos de virtualização (VirtualBox) Conhecimentos básicos de redes

Requisitos - Laptop individual (minimo 4 GB de Ram para execução simultânea do OpenVAS4 e alvos) isos – Scanning em Vulnerabilidades - Ubuntu 11.10 i386 (Para Instalação do OpenVAS 4)

Alvos: - Ubuntu 7.04 i386 -Server e Desktop (Alvo 1 – a ser analisado) - Ubuntu 8.10 i386 -Server e Desktop (Alvo 2 – a ser analisado) - Ubuntu 9.10 i386 -Server e Desktop (Alvo 3 – a ser analisado)

Virtualização: - VirtualBox

OBS: Se quiserem instalar as 3 VMs com Ubuntus antecipadamente, façam com 10Gb cada uma e configurações default e não atualizem as VMs para os alvos.

Imaginamos que os participantes já tenham conhecimentos básicos de Linux e instalação de software e pacotes do mesmo.

Instrutor Mauro Risonho de Paula Assumpção (a.k.a firebits) é Analista de Segurança Pleno e Pentester de uma grande empresa de conteúdo impresso e digital em São Paulo, e é profissional atuante nas análise de vulnerabilidades (Nessus e OpenVAS), áreas de blindagem virtual (Hardening), testes de invasão (Pentest) e auditorias de rede, sistemas e aplicações. Já prestou serviços no passado, mas hoje trabalha especificamente para uma única empresa e ministrou cursos e palestras sobre segurança da informação para grandes empresas nacionais, internacionais, militares, assim como em diversos eventos, entre eles: Intel (Brasil), Google (Brasil), c0c0n 2010 (índia), OWASP Appsec 2010 (Brasil), ETEC, Fatec, FLISOL 2010 (Brasil), entre outros que podem ser vistos no www.google.com "firebitsbr" e sabe que tem uma vida inteira pela frente para aprender muitas coisas.

Tem especial interesse nas seguintes áreas: - Análise em Vulnerabilidades - Desenvolvimento de exploits, shellcodes - Testes de invasão e auditorias de rede, sistemas e aplicações - Análise de malware mobile; - Análise de malware OS, Daemons e outros;

@firebitsbr