POV Bike

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

O objetivo deste projeto é montar uma placa com LEDs para ser fixada na roda de uma bicicleta e apresentar imagens aproveitando a persistência da visão.

Documentação no Github

Circuito

O circuito é composto por um microcontrolador ATtiny44, um sensor magnético de efeito Hall e oito LEDs para apresentar as imagens. Um nono LED é usado para indicar quando o sensor é acionado. A alimentação é através de uma bateria CR2032 de 3V.

Firmware

Versão de Teste

A lógica toda é feita no loop principal, as interrupções não são nem habilitadas. Toda vez que o sensor é detectado é lido o valor do Timer1, que em seguida é zerado. Desta forma temos uma medição do tempo para a roda dar uma volta. Este tempo é dividido por 16, criando assim 16 setores. O início de cada setor é determinado olhando o valor do Timer1; para cada setor é programado um padrão nos LEDs conforme uma tabela. Se o tempo de uma volta ultrapassa o que pode ser medido pelo Timer1 os LEDs ficam apagados.

Os fontes estão no github

Montagem

A montagem de teste foi feita em uma placa padrão, infelizmente o pouco espaçamento entre os LEDs impediu alinhá-los bem (o que não é problema quando a roda está girando).

POV Bike Placa.jpg

Responsáveis em ordem alfabética

Referências