Painéis de displays de 7 segmentos

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa
Visão frontal do Display.

Introdução

Instrução sobre a pinagem e o funcionamento de um dos displays de 7 segmentos que estão no Garoa.

Mais desses displays podem ser comprados por uma mixaria na Belanova, vulgo "Loja do Yanke", na região da Santa Ifigênia.

Veja o projeto Epoch feito com um desses displays.

Resultados

Componentes Principais

2 x 74HC47 - Conversor BCD para 7-seg.

1 x 74HC238 - Decodificador de 3 entradas pra 8 saídas. É usando para selecionar o segmento a ser ligado.

16 x Módulos de 7-seg, cátodo comum.

2 x Drivers ULN2803

Entrada

Esquema das entradas. MSB - Bit mais significativo, LSB - Bit menos significativo, Ponto - Ponto do segmento a ser aceso.

A entrada do display é um molex fêmea de 22 pinos (11 x 2). As entradas que definem o número que que será exibido em cada um dos lados do display (Entradas verdes e azuis no esquema a direita) estão ligados aos dois 74HC47 e vão mostrar o número no módulo definido pelo index (entradas amarelas no esquema) que são ligadas ao 74HC238. O index é contado da esquerda para a direito nos módulos do lado esquerdo do display e da direita pra esquerda nos módulos do lado direito. Sempre são mostrados 2 números por vez, um num dos módulos do lado direito e outro nos do lado esquerdo, então para mostrar mais de dois números ao mesmo tempo é necessário fazer multiplexação externa ao display. Há 2 luzes laterais incandescentes aparentemente inúteis que podem ser acesas ligando a entrada magenta do esquema ao VCC.

TODO

Há uma entrada que não defini para que serve e provavelmente há uma forma separada ligar a corrente dos LEDs separada da do circuito.

O que fazer com o display?

Contador com atmega8.

Estou usando meu display para fazer um relógio/calendário/despertador que ficará no meu quarto. Com o projeto pronto fica fácil fazer outro igual no garoa.

Veja também o projeto Epoch, feito com o display.