Palestra de Jinesh Varia

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

No dia 27 de Julho, às 19h30, o Turing Clube, encontro regular do Garoa Hacker Clube sobre computação, recebe Jinesh Varia, evangelista dos serviços cloud Amazon AWS e José Nilo, representante da Amazon no Brasil. Varia e Nilo farão uma palestra para apresentar a plataforma e conversar com interessados.

   Palestra com Jinesh Varia - Amazon AWS
   Local: Garoa Hacker Clube (como chegar)
   Endereço: Rua Vitorino Carmilo, 459 - Santa Cecília - São Paulo, SP, Brasil - CEP 01153-000
   Data: 27/07/2011
   Horário: 19h30
   Página do evento: http://garoa.net.br/wiki/Palestra_de_Jinesh_Varia

E como foi o encontro?

A palestra não aconteceu. O palestrante Jinesh Varia veio até o Garoa, acompanhado de José Nilo da Amazon Brasil. Entraram na CCD e no nosso porão, mas cancelaram a palestra para atender a uma suposta emergência. Posteriormente Jinesh explicou ser mantenedor de uma aplicação online da Amazon, e afirmou ser possível eventualmente voltar ao Garoa em sua próxima visita a São Paulo.

Para aproveitar a vinda de varias pessoas interessadas na palestra, o Anchises e o Luciano promoveram discussões sobre Cloud Computing e sobre programação em Python (ganha uma latinha de cerveja o primeiro que adivinhar quem falou sobre o que...).

O Anchises aproveitou para repetir, no Garoa, sua palestra realizada na ultima edição do GTS sobre exemplos de aspectos positivos e negativos de segurança em Cloud Computing, coincidentemente usando alguns acontecimentos recentes e bem conhecidos relacionados a Amazon, Wikileaks e ataques do grupo Anonymous.

Depois rolou uma conversa informal sobre programação Python no Google App Engine, e o Juca fez uma demo do Simulador de Pense Bem feito com JavaScript, SVG e HTML5.

Sobre o Garoa

Garoa Hacker Clube é um hackerspace - um espaço aberto e colaborativo que disponibiliza a infraestrutura necessária para que entusiastas de tecnologia realizem projetos em diversas áreas, como segurança, hardware, eletrônica, robótica, espaçomodelismo, software, biologia, música, artes plásticas ou o que mais a criatividade permitir.

Em outras palavras, o Garoa é um laboratório comunitário que segue a Ética Hacker, tendo espírito agregador, convergente e inspirador. Em um hackerspace, hackers colaboram, socializam e compartilham espaço físico, ferramentas, materiais, componentes, projetos e ideias.

Criado em meados de 2010, o Garoa Hacker Clube concretizou-se após um longo período de amadurecimento de ideias através da Internet, e no momento está instalado em um espaço físico amplo e equipado, que pode ser usufruido por todos, gratuitamente. O espaço ainda recebe uma série de eventos, organizados voluntariamente pelos próprios frequentadores, também gratuitos e abertos ao público.

O Garoa Hacker Clube é uma associação sem fins lucrativos, independente de empresas ou governos, e financiada majoritariamente por mensalidades de seus associados e doações.

Apesar de não haver uma organização centralizada, há centenas de hackerspaces pelo mundo, e outros tantos hackerspaces no Brasil.

Saiba mais.