Pinball:modelagem CAD

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Sugestão de atividade

Como algumas pessoas já sabem, faz alguns anos que eu venho construindo uma máquina de pinball no meu quintal. Eu vou precisar modelar essa máquina em um software CAD para documentar o projeto e também para mandar cortar algumas peças em CNC/laser. Escolhi algumas peças simples e algumas peças complexas da minha máquina e tirei algumas fotos. Essas peças estão guardadas no Garoa ou instaladas na máquina. Além de ser algo importante para o projeto do pinball, podemos tambem usar isso como exercício de aprendizado de como funcionam Blender, Inkscape e softwares livres de CAD.

Seguem as fotos:

Poste modelado no FreeCad
Bumpers-pinballfantasies.png
Blender popbumper-frente 300px.png
Blender popbumper 300px.png

Peças pinball postes2 300px.png Peças pinball postes3 300px.png Peças pinball bumper 300px.png Peças pinball bumper2 300px.png Peças pinball rollunder 300px.png


dica offtopic

eu tirei essas fotos com a minha câmera e ela salvou em jpg de alta resolução (2Mbytes cada foto). O mediawiki sugere que se faça uploads de imagens de no máximo 150kbytes. Então resolvi redimensionar as imagens. Em vez de fazer uma a uma eu preferi escrever um pequeno script para automatizar a tarefa. O resultado é a seguinte linha de comando:

for i in `ls *.jpg|cut -d. -f1`; do convert $i.jpg -resize 300 $i\_300px.png; done