Programacao Funcional

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Grupo de Estudos de Programação Funcional

Programação funcional é um paradigma de programação que trata a computação como uma avaliação de funções matemáticas e que evita estados ou dados mutáveis. Ela enfatiza a aplicação de funções, em contraste da programação imperativa, que enfatiza mudanças no estado do programa1. Exemplos de linguagens que utilizam esse paradigma são Haskell, Lisp, Erlang e R.

Esse grupo pretende se reunir com frequência (ainda irregular e não definida) para discutir, aprender e quebrar a cabeça com linguagens e problemas com linguagens de programação funcionais.

Eventos, Reuniões e Atividades

Haskell Meetup - 17/Novembro/2015 às 19:30

Haskell Meetup é uma iniciativa para promover encontros e atividades com a linguagem e comunidade Haskell.

Palestra "Por que Clojure?" e Dojo - 07/julho/2015 às 19:00

Clojure é (basicamente) um dialeto Lisp que roda na JVM. Nesse evento Leandro Oliveira do CLJ-SP fará a palestra "Por que Clojure?", que trata-se de uma apresentação da linguagem cujo conteúdo é fácil de acompanhar por qualquer pessoa com alguma experiência em programação. Depois da palestra, faremos um dojo de programação em Clojure e, em seguida, podemos até mesmo fazer mais alguma atividade envolvendo programação funcional para alcançar a iluminação.

Referências

Programação Funcional

Clojure

Haskell