Purpurina

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

O objetivo do projeto Purpurina é criar um bastão luminoso para light-painting. Este projeto será usado como parte das atividades da Noite Luminosa, na Virada Cultural/Virada Hacker de 2012.

O Purpurina será composto por um conjunto de módulos independentes. Cada módulo acrescentará 16 pixels RGB ao sistema. Um total de 32 módulos podem ser interligados, formando uma linha de 512 pixels.

Para o primeiro protótipo pretendo usar apenas 2 módulos, formando 32 pixels.


Light-Painting

Light-painting, ou pintura com luz, é uma técnica fotográfica que usa fontes de luz (Lanternas, leds, etc) para gerar imagens artísticas.

A técnica é bem simples: O fotógrafo configura a câmera para uma longa exposição (baixa velocidade do obturador) em um ambiente escuro e depois move as luzes em frente à camera, usando os movimentos para formar desenhos.

É mais fácil entender através das fotos abaixo, feitas no Garoa Camp 2011:


Veja também o vídeo "As drogas são boas, mas podem melhorar" (Tony/Gola/Laura), que venceu a categoria Wild do ArtEngine 2011.

Funcionamento

Uma sequência de leds RGB será alinhada na superfície do bastão Purpurina. Um microcontrolador, ligado ao bastão, controlará o brilho de cada led, individualmente, de forma que o bastão possa reproduzir uma linha completa de uma imagem armazenada no microcontrolador. A cada movimento do bastão a linha de pixels reproduzida pelos leds será substituída automaticamente, fazendo com que, ao final do movimento completo, a câmera capture uma reprodução da imagem completa.


Para a Virada Hacker será interessante permitir a troca rápida da imagem armazenada. Por isso, precisaremos desenvolver um software para PC/Laptop que permita editar e enviar as imagens, além de um protocolo simples de comunicação entre o PC e o microcontrolador.

Todo o projeto (Software, firmware e diagramas elétricos) está disponível no Google Code, sob a licença open-source GPLv3.

Histórico do projeto

31/Março/2012

Primeiro protótipo funcional, composto por um módulo de 16 pixels. Purpurina_pattern_logo_16.jpg

O protótipo armazena a imagem diretamente na memória flash do Arduino (.text). Por isso, é possível armazenar uma imagem com até 300x32 pixels em um Duemilanove 368.

O protótipo possui 2 botões do tipo push-button. O primeiro botão é usado para se definir a duração do movimento do bastão. O segundo botão exibe a imagem, alternando entre as linhas de acordo com o passar do tempo.

Abaixo fotos do protótipo:

Envolvidos