Raspberry Pi

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa
Raspberry Pi model B rev. 2: as principais interfaces são, em sentido horário, 2 x USB 2.0, Ethernet 10/100, slot SD (no verso da placa), 26 pinos GPIO, vídeo composto RCA e audio estéreo com plug TRS de 3.5mm (dimensões da placa: 56x85mm)

O Raspberry Pi é primeiro mini PC que se tornou um grande sucesso de público, com cerca de 1 milhão de unidades vendidas até janeiro de 2013 e 2 milhões de unidades vendidas até outubro de 2013.

A versão atual em abril/2013 é o modelo B, rev. 2, e tem um processador ARM11 de 700MHz, 512MB de RAM e um slot para o cartão SD que é usado para armazenar o sistema operacional e os programas do usuário. O sistema operacional mais utilizado no Pi é o Raspbian GNU/Linux, uma variante do Debian, com gerenciador de janelas LXDE (o mesmo do Lubuntu).

Origens

O Raspberry Pi foi projetado no Reino Unido por uma equipe liderada por Eben Upton, professor de computação da universidade de Cambridge, com o objetivo de tornar mais acessível o aprendizado de programação, como era nos anos 1980-90 quando os microcomputadores, assim que ligados, colocavam o usuário imediatamente em contato com uma linguagem de programação.

Explorando

Onde comprar

Dicas

Configurando o teclado "ABNT2"

Para fazer o Raspberry Pi reconhecer o teclado brasileiro com cedilha, falsamente denominado ABNT2, edite o arquivo /etc/default/keyboard assim:

 #sudo nano /etc/default/keyboard
 XKBMODEL="abnt2"
 XKBLAYOUT="br"
 XKBVARIANT=""
 XKBOPTIONS="lv3:alt_switch,compose:rctrl"

Acessando scripts de configurações iniciais

No primeiro boot é exibido algumas opções de scripts úteis para configurar seu Raspberry Pi. Caso deseje acessá-lo novamente, basta digitar no terminal:

 sudo raspi-config

Acessando via SSH (terminal e GUI)

O SSH está desabilitado por padrão no Raspbian. A habilitação é feita no raspi-config, em Advanced Options.

Para acessar o Raspberry Pi através do SSH basta conhecer o IP que foi atribuído e utilizar os comandos abaixo no terminal de seu computador:

 ssh <endereço IP do seu RasPi> -l <nome de usuário do seu RasPi>

Para acessar diretamente com interface gráfica (GUI), basta utilizar o comando a seguir:

 ssh -X <endereço IP do seu RasPi> -l <nome de usuário do seu RasPi>

Obs.: O nome de usuário padrão é pi, e a senha raspberry.

Parâmetros de configuração do boot

O arquivo config.txt contém parâmetros que, num PC normal ficariam na BIOS (algo que o Raspberry Pi não possui). Uma explicação detalhada pode ser achada em http://elinux.org/RPi_config.txt

BASIC no Raspberry Pi

Se você quiser conhecer (ou recordar) como eram os primeiros computadores pessoais, experimente instalar o yabasic:

 sudo apt-get install ncurses-dev xorg-dev
 mkdir temp
 cd temp
 wget http://www.yabasic.de/download/yabasic-2.763.tar.gz
 tar xf yabasic-2.763.tar.gz
 cd yabasic-2.763
 ./configure
 sudo make install

O yabasic é apenas um interpretador, não incluindo um editor propriamente dito. Use o editor de sua preferência (o Raspbian vem com o nano), colocando a seguinte linha no início do arquivo:

 #!/usr/local/bin/yabasic

Após salvar, marque o arquivo como executável:

 chmod +x arquivo

Referências

Veja também