Simple Mixer

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Para aprender e para resolver uma necessidade pessoal eu resolvi construir mixer bem simples seguindo um exemplo do livro Handmade Electronic Music.

Material utilizado

* Jack P10 mono (x4)
* Jack P2 stereo (x1)
* Potenciometro 10k (x4)
* Resistor 10k (x4)
* Caixa de Altoids

O Mixer

O mixer construído tem 4 entradas de áudio (4x Jacks P10 mono) e um jack P2 stereo na saída. Os P10 funcionam em pares como entrada stereo: cada um manda o sinal pra um dos canais da saída (P2 stereo). Eu fiz assim por que eu precisava de um mixer com quatro entradas mono funcionando como duas stereo.

Os potenciometros servem para controlar a intensidade de cada canal na saída final. Coloquei um potenciometro para cada canal, mas no caso resolveria também se eu utilizasse apenas dois potenciometros stereos (como eu não os tinha, usei os 4 mesmo).

Para construir eu liguei cada jack P10 a um poteciometro, cada potenciometro num resistor e os resistores no jack de saída, lembrando dos pares na saída, para o stereo funcionar corretamente. Uma coisa curiosa de usar a latinha de altoids é que eu não precisei me preocupar com o terra, todos os jacks e potenciometros estavam em contato com a latinha, o que funciona perfeitamente :-)

Fotos

Desenho:

Simple mixer gola.jpg

Na protoboard:

2011-06-19-20-26-14-253l.jpg

Na latinha sem potenciometros:

Mixer altoids gola.jpg