Tutorial de Python

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Grupo de estudos coordenado por Luciano Ramalho.

Objetivo

Estudar o Tutorial de Python oficial.

Público-alvo

Pessoas que já sabem programar, em qualquer linguagem de programação.

Formato

Este será um grupo de estudos participativo, não um curso normal. Leia abaixo para entender.

Teremos três encontros:

1º encontro (4/mai/2015)
Ramalho fará uma apresentação sobre o eco-sistema da linguagem (versões, editores, comunidade, etc.) e os conteúdos dos capítulos 1 a 3 do tutorial serão abordados.
Tarefa para 11/mai: ler capítulos 4, 5, 6 e 7 do Tutorial de Python.
2º encontro (11/mai/2015)
Como todo mundo já terá lido os capítulos 4 a 7 ;-) este encontro será movido a perguntas dos participantes sobre os temas desses capítulos! Caso não haja perguntas, Ramalho apresentará 232 slides sobre a história da linguagem COBOL.
Tarefa para 18/mai: ler capítulos 8, 9, 10 e 11 do Tutorial de Python.
3º encontro (18/mai/2015)
Novamente, tendo lido os capítulos 8 a 11, os participantes poderão conduzir o encontro através de suas perguntas. Ao final deste encontro, todos poderão dizer: "Eu estudei o Tutorial de Python inteiro!"

O Tutorial de Python em português cobre a versão 2.7 de Python. Durante as discussões, Ramalho apresentará as diferenças do Python 3.

O que aconteceu de fato

1º encontro (4/mai/2015)

Conversamos sobre o eco-sistema de Python, e estudamos o início do capítulo 3. Slides exibidos: Python: versões e ambientes

Tarefa para 11/mai
Ler a partir da seção 3.1.2. Strings, e os capítulos 4, 5, 6 e 7 do Tutorial de Python.

2º encontro (11/mai/2015)

Abordamos principalmente os capítulos 3 e 4. Ramalho sugeriu a leitura de Tuplas mutantes em Python. Os exemplos apresentados foram colocados no repositório garoa/tutorial-py.

Tarefa para 18/mai
Todos os interessados devem se inscrever no grupo garoa-python para discutirmos a continuação do grupo de estudos, pois ficou claro que no dia 18 não vamos conseguir cobrir todos os capítulos restantes.


3º encontro (18/mai/2015)

Fizemos um Coding Dojo, baseado no problema Números Romanos. Não completamos o desafio, mas o código ficou assim, com os testes passando: https://gist.github.com/ramalho/fd8c1517e9dc3b7f57f6

Quando

2ª-feira, dias 4, 11 e 18 de maio, de 20:00 a 22:30.

Como?

Não precisa se inscrever, basta aparecer. Leve um notebook se quiser colocar a mão na massa.

Onde

No Garoa Hacker Clube. Veja Como chegar.

FAQ

Vai ter trasmissão ao vivo?
Só se alguma pessoa presente fizer a transmissão. Eu não curto fazer atividades mistas presenciais e online, acho que só funciona se for uma palestra onde somente uma pessoa fala. Isto não será uma palestra, será um grupo de estudos. Mas se alguém quiser ajudar fazendo a transmissão, legal!
Não sei programar, posso acompanhar?
O Tutorial de Python é escrito de programador para programador. Conceitos básicos de programação como variáveis, laços etc. não são explicados. Vamos fazer um tutorial de Python para todos um dia desses, mas não é este :-(.