Vortex of Doom

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

A ideia

O Garoa não tem projetos institucionais, os projetos são de associados e frequentadores. Por isso, a menos de ferramentas de trabalho, o Garoa não precisa de muito mais além de espaço. O resto está lá para consumo das pessoas, mas precisamos fazer isso de maneira racional, sem desperdício e, com sorte, revertendo recursos para o Garoa e realimentando o ciclo.

Além disso, o Garoa recebe muitas doações, algumas boas, outras nem tanto, algumas úteis, outras nem tanto, algumas caras, outras nem tanto. Precisamos dar conta da combinação de todas estas categorias e talvez algumas outras, evitando desperdício - de material, espaço e dinheiro - e garantindo o respeito ao doador e aos demais associados.

Assim o Vortex of Doom caminha para uma ideia mais complexa que envolve um sistema de descarte de uma loja. Resumidamente o processo será assim:

  • Coisas certamente boas para o Garoa: Garoa
  • Coisas talvez boas para o Garoa ou boas para projetos: Loja
  • Coisas ruins (ou coisas boas, mas grandes demais para deixar nas estantes da Loja): Vortex

Para implementar esse sistema precisamos de espaço e as prateleiras cinzas da biblioteca caem como uma luva, então antes precisamos dar destinos aos livros e revistas.

Pré-Vortex

  1. Quem achar que algum livro merece ser mantido, retira da estante cinza e coloca na branca.
    • Vamos nos limitar a clássicos úteis e/ou com valor afetivo.
    • Livros de lotus 123, JDBC etc, por exemplo, não entram nessa lista.
  2. A partir de um certo momento (01/07/2017), os livros da estante cinza ficam à venda por valores convidativos
    • 5 ou 10 reais
  3. Livros que ficarem que não forem selecionados e que não forem vendidos até 01/07/2018, mandamos para sebo/lixo.
  4. Novos livros recebidos já entram no processo, em 01/01/2018 podemos considerar criar um buffer para evitar descarte prematuro.

Salvation Store

Conforme liberarmos espaco nas estantes cinzas, colocamos outras coisas la a venda: cada prateleira tem um valor (5, 10, 20, etc) e simplesmente colocamos la o produto. Se alguem achar que foi sub ou super valorizado, basta trocar de prateleira, incluindo migração para o Vortex of Doom.

Vortex of Doom

O espaço entre a biblioteca e a sala suja é usado hoje em dia com a função de Vortex of Doom.

Regras do Vortex:

  • Itens podem ser adicionados ao Vortex of Doom somente entre os dias 1 e 10 de cada mês;
  • No último dia do mês tudo que estiver no Vortex será descartado. (precisamos indicar um ou mais responsáveis por executar esse descarte mensal);
  • Nesse período entre o dia 11 e o último dia do mês, os associados que tiverem interesse podem pegar itens do Vortex para uso próprio;
  • Qualquer descarte ou doação para terceiros de itens do clube que não tenham passado pelo processo descrito acima, no Vortex of Doom, precisa passar por consulta ao CMC ou, em caso de urgência, consulta ao Diretor de Hardware.